“Mais do que pagar prejuízos, é fazer prevenção e por isso trabalhamos muito naquilo que é a gestão do dia-a-dia da zona de caça”

PUB.

ESTA NOTÍCIA É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

 

Se já é Assinante, faça o seu Login

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA, SEMPRE ACESSÍVEL

Ter, 03/09/2024 - 10:31


O Parque Natural de Montesinho comemorou no passado dia 30 de Agosto 45 anos. A área protegida abrange mais de 90 aldeias dos concelhos de Bragança e Vinhais. Começou por ter um director, mas actualmente o parque tem um modelo de co-gestão, entre o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e os municípios. A propósito do aniversário, o Jornal Nordeste entrevistou a directora regional do ICNF, Sandra Sarmento

O Parque Natural de Montesinho comemora 45 anos. Os desafios actuais são muito diferentes daqueles que se enfrentavam há 45 anos?

De facto, os principais desafios do parque são ligeiramente diferentes daqueles que existiam há 45 anos. Quando se criou o parque, havia um propósito que existe hoje, naturalmente, de salvaguarda do seu valor natural, do seu património natural, da sua biodiversidade, das suas paisagens, também das suas tradições culturais, que se mantêm, obviamente, como grande propósito até hoje. Mas o enquadramento existente à data é bastante diferente do enquadramento que temos hoje.

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA SEMANA OU SUBSCREVA A EDIÇÃO DIGITAL, ATRAVÉS DO EMAIL geral.jornalnordeste@gmail.com

 

Jornalista: 
Ângela Pais