MOGADOURO inaugura aeródromo

PUB.

Ter, 02/08/2005 - 15:30


A população de Mogadouro assistiu, no passado sábado, à inauguração do Aeródromo Municipal, um equipamento que custou cerca de um milhão de euros.

A infra-estrutura, situada a cerca de seis quilómetros da vila, junto à EN 219, próximo de Azinhoso, conta com uma pista asfaltada de 1270 metros, com 23 metros de largura e corredor de segurança.
O Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) nasceu a 713 metros de altitude, com a ajuda do Regimento de Engenharia (RE 3), sedeado em Espinho, que assegurou as obras de terraplanagem.
O equipamento contou, ainda, com um financiamento de 75 por cento do Instituto de Turismo de Portugal, através do programa PICTUR.
A pista encontra-se completamente vedada por motivos de segurança, dispondo de um hangar local onde estão albergadas outras unidades de apoio social. O local está, ainda, equipado com “manga” de vento e sinalização na pista para facilitar a aterragem de aeronaves.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, a infra-estrutura “começou por ser um campo para a prática de voo planado e outros desportos congéneres, mas depressa evoluiu para aeródromo municipal”. Entretanto, a pista tem ganho grande importância no combate a incêndios florestais, em actividade de lazer e no transporte de doentes.
Agora, os responsáveis pelo empreendimento pretendem pôr a pista ao serviço do transporte de passageiros vindos da Europa o do resto do país.

Alternativa às más acessibilidades

“Já que a vila de Mogadouro não tem acessos viários condignos, como é o caso do IC 5 ou IP2, e como o futuro do concelho passa pelo turismo, o aeródromo tem um papel importante no desenvolvimento local”, entende o edil mogadourense.
Recorde-se que nas instalações de apoio vai funcionar uma escola de voo planado, para a qual já foi adquirida uma aeronave e um planador com vista à formação de pilotos.
Para o presidente do Aero Clube Portugal, Manuel Silva Salta, o aeródromo de Mogadouro “pode ser considerado uma lição para as grandes cidades, no tocante a infra-estruturas deste género, que são indispensáveis na promoção da actividade turística”.
Bingre do Amaral, do Instituto Nacional de Aviação Civil, considera que o aeródromo de Mogadouro “foi muito bem pensado e construído”, ao ponto de “ter sido muito simples certificar este equipamento”.
O aeródromo de Mogadouro está projectado para receber aviões convencionais até 5.700 quilos, mas reúne as condições necessárias para receber uma eventual ampliação da pista.
A festa de inauguração contou com a presença de uma esquadra de F-16 da Força Aérea Portuguesa, diversos espectáculos de acrobacia área, saltos em pára-quedas e voo à vela, entre outros atractivos proporcionados pelas máquinas voadoras.
O espectáculo nos céus do Planalto juntaram vários milhares de pessoas, que não quiseram deixar de ver as mais de 50 aeronaves presentes, vindas de todo País e da vizinha Espanha.