A mulher no ginásio

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:44


O que é que faz uma mulher num ginásio a levantar pesos e a treinar nas máquinas de musculação? Isso não é "coisa" de homens? A musculação não serve para desenvolver os músculos e torná-los maiores? As mulheres que treinam com pesos não correm o risco de ficarem "parecidas" com homens?

Estas e outras perguntas do género vão sendo cada vez menos frequentes graças à divulgação que se tem vindo a dar aos benefícios do exercício físico em geral e do treino com pesos em particular. E se a mulher (tal como os homens) combinar um programa de treino com pesos com outra actividade aeróbia do seu agrado (correr, bicicleta, remo, step), os benefícios serão ainda maiores. E, contrariamente ao que se possa pensar, sem deixarem de ser femininas. Bem pelo contrário; os pesos podem incrementar essas qualidades.
As mulheres que não vêem com bons olhos o trabalho com pesos, fazem-no por medo de desenvolverem músculos grandes ou "masculinos". Normalmente associam o trabalho musculação a colossos com bicipes de dimensões consideráveis, costas largas e veias salientes por todo o corpo. Numa palavra, confundem musculação com culturismo.
Muito embora os dois usem as mesmas "ferramentas" (pesos e máquinas com pesos), não são a mesma coisa. Sem entrar em pormenores técnicos e de forma muito simples e directa, podemos dizer que o culturismo tem por objectivo final o aspecto plástico dos músculos; isto é, o volume e a beleza (questionável evidentemente). Por sua vez a musculação pretende o desenvolvimento do músculo do ponto de vista da sua funcionalidade; ou seja, a força, a resistência, a flexibilidade, etc....
No entanto, há de facto mulheres com um físico capaz de rivalizar com o de muitos homens, mas a grande maioria das mulheres não podem atingir tal desenvolvimento. Simplesmente porque carecem dos níveis adequados de testosterona, hormona responsável pela hipertrofia muscular (aumento da massa muscular). As que o conseguem, são uma excepção, uma vez que têm um elevado nível natural (?) dessa hormona.
Então, o que é que uma mulher pode esperar de um treino regular com pesos?
Menos gordura corporal, músculos mais firmes (não obrigatoriamente maiores), mais vitalidade, melhor condição física e mais saúde, mais resistência, mais força geral e coordenação para as actividades do dia a dia e um longo etc...
A mulher (muito mais que os homens) sofre física e psicologicamente as consequências das alterações hormonais ao longo da vida. O exercício físico atenua e combate os sintomas dessas alterações. O treino com sobrecargas (pesos e máquinas com pesos), actua directa e eficazmente sobre o sistema hormonal e linfático, favorecendo positivamente os aspectos físicos e psicológicos em todas as etapas da vida.
Afirmações do tipo "já faço bastante ginástica a limpar e cuidar da casa, ir ás compras e carregar com os sacos, etc.. não são desculpas para não ir ao ginásio. Não é a mesma coisa varrer o chão, deslocar um móvel para outro lado e estar no ginásio a trabalhar cada grupo muscular correctamente, de forma orientada e controlada por um instrutor. Não é a mesma coisa correr ao banco, ao supermercado da esquina e carregar com as compras até casa por entre carros que deitam fumos poluentes, que correr numa passadeira rolante ou andar numa bicicleta estática, longe dos ruídos e do stress do trânsito, concentrando-se no próprio organismo e num ambiente propício ao exercício e ao convívio.
E o que é muito importante: o controle e a orientação quanto à postura, à técnica e as dúvidas sobre os exercícios, só nos podem ser esclarecidos no ginásio.
Faço votos para que aquelas que ainda não se animaram a "conquistar o seu espaço" por entre alteres, barras e máquinas de musculação, que o façam. O ginásio não é território exclusivo dos homens. Se o fizerem só têm a ganhar.
E, sejamos sinceros: convosco o ginásio é outra coisa...