NORCAÇA vai à pesca

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 16:56


A pesca é, este ano, um dos atractivos da Norcaça, a 4ª Feira Internacional da Caça, que se realiza entre os próximos dias 20 e 23 de Outubro, no Pavilhão de Exposições do NERBA. O evento, que nasceu para promover a caça no Norte de Portugal e nas regiões vizinhas da Galiza e de Cstela e Leão, em Espanha, vira-se, agora, para a actividade piscícola.

Segundo a Câmara Municipal de Bragança, que organiza esta Feira, esta 4ª edição da Norcaça é uma forma de valorizar e reconhecer "o património cinegético, piscícola, natural, cultural, gastronómico e turístico do Norte".
E porque Bragança tem tradição na pescaria - que acontece nos diversos cursos de água da região - vai ser montado um lago artificial no NERBA, onde decorrerão provas de demonstração de pesca achigã e truta. Uma dessas provas decorrerá no primeiro dia do certame, pelas 21 horas.
A par de anos anteriores, estará patente no Pavilhão de Exposições uma mostra de fauna promovida pela Fundação Dr. Romero Niero, para além de exposições de fauna viva e de pintura. No dia 20 de Outubro, a Feira termina com uma noite de fados.
No dia seguinte, o certame começa bem cedo. Pelas 8 horas, decorrem duas actividades em simultâneo: a prova Stº Huberto Norcaça 2005 (uma prova de caça onde a ajuda dos cães é decisiva) e uma montaria ao javali.

Morangos à mistura

Às 10 horas, acontece um outro evento que é já bem familiar de todos os participantes habituais. Trata-se do IV Grande Prémio Norcaça "Corrida de galgos lebre mecânica", que conta com o apoio do Cube de Caçadores de Vila do Conde. No mesmo dia, realiza-se, ainda, uma exposição de avaliação de cães de caça.
No final da tarde, os monteiros reúnem-se para os tradicionais baptismos e para o leilão de javalis.
Pelo quarto ano consecutivo, realiza-se, durante a noite, a Passagem de Modelos Norcaça, que, este ano, conta a participação de modelos que fazem parte do elenco da telenovela "Morangos com Açúcar".
A NORCAÇA surge, também, como um apelo a uma melhor gestão dos recursos hídricos e piscícolas. Nesse sentido, o programa do dia 21 de Outubro, sexta-feira, é dedicado ao debate de diversos temas, que decorrerá no auditório do NERBA. "Padrões de Distribuição da Rola comum em Portugal - Implicações para a gestão cinegética", é um dos assuntos que vai estar em coma da mesa, por iniciativa do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves.

Achigã em destaque

O biólogo e campeão nacional de pesca achigã, Jaime Sacadura, vai apresentar o tema "Achigã- biologia, pesca e preservação". Por sua vez, Tomás Gil, criador de "gallo de Léon" vai falar aos participantes sobre "truta-pesca à pluma, preservação e interesse turístico".
O "Impacto dos predadores nas populações genéticas" vai ficar a ser conhecido através da palestra de Pablo Cerreras, investigador do Instituto de Recursos Cinegéticos de Espanha.
Neste dia, a NORCAÇA vai acolher as crianças das escolas, que poderão assistir a uma demonstração de pesca achigã e truta, no lago artificial montado no recinto.
Quim Barreiros vai animar a noite desta feira dedicada à caça e à pesca.
As provas de pesca dominam o último dia do certame, que contará com o espectáculo de música tradicional protagonizado pelo Rancho Folclórico da Mãe d'Água.
Para além do convívio que a NORCAÇA proporciona, é, também, segundo a organização, um espaço de reflexão sobre as novas tecnologias e estratégias de protecção da pesca, da caça e do meio ambiente e sobre "a identificação das agressões ilícitas à fauna cinegética e piscícola".