SALSAS abre ecocentro

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:28


A Junta Freguesia de Salsas (JFS) acaba de criar o primeiro ecocentro do concelho de Bragança situado no Mundo Rural.

A infra-estrutura foi colocada na saída sul da aldeia, de forma a servir as quatro localidades que compõem a freguesia (Salsas, Vale de Nogueira, Freixeda e Moredo) e as povoações vizinhas de Serapicos, Vila Boa e Carçãozinho.
Segundo o presidente da JFS, Filipe Caldas, o investimento rondou os 1.500 euros, em grande parte comparticipados pela Câmara Municipal de Bragança (CMB). A Junta efectuou as obras por administração directa e o resultado é um equipamento onde a população pode colocar os resíduos sólidos urbanos de grandes dimensões, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. “É uma forma de evitar que as pessoas deitem lixo nas bermas das estradas e de incentivar a separação dos resíduos sólidos”, explica Filipe Caldas.
O ecocentro visa recolher vidro, plásticos, papel e monstros domésticos como fogões e frigoríficos.
O investimento surge na sequência do esforço da JFS para melhorar a qualidade de vida na freguesia. A par da colocação duma ETAR compacta na anexa de Moredo, decorrem as obras de saneamento em Vale de Nogueira.
Além disso, a Junta de Freguesia, com o apoio da CMB, tem investido no reforço do abastecimento de água, a partir de novas captações, ao mesmo tempo que sensibiliza a população para a necessidade de evitar desperdícios. A limpeza das ruas, por seu lado, completa o leque de prioridades da autarquia ao nível da qualidade ambiental, numa tarefa que envolve os funcionários da JFS e os habitantes das quatro aldeias.