Santuário com cara nova

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:05


O Santuário da Nossa Senhora das Neves, no concelho de Alfândega da Fé, foi alvo de obras de tratamento e valorização paisagística, com vista à qualificação daquele património.

Esta requalificação foi considerada essencial pela autarquia, dada a necessidade de imprimir maior dignidade àquele espaço e, ao mesmo tempo, valorizar a aldeia de Sambade, através da recuperação do seu património para fins turísticos.
Os trabalhos englobaram pavimentação a cubos de granito e lajes em granito, infra-estruturas eléctricas, colocação de bancos e papeleiras, remoção dos antigos sanitários e conclusão do equipamento de apoio existente.
A requalificação do Santuário, foi calculada em cerca de 212 mil euros, um valor financiado através de Fundos Comunitários em 50 por cento e o restante foi suportado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Para além dos trabalhos previstos no projecto, a autarquia procedeu à reconstrução do muro de suporte do Santuário, que tinha sido derrubado pelas chuvas do Inverno de 2003, uma solução que veio atrasar a data de conclusão de toda a obra e obrigou a um acréscimo de 10 mil euros no valor total desta.
A recuperação do património religioso do concelho tem sido uma das preocupações da autarquia, pelo que nestes quatro anos foram feitas intervenções em diversos templos. Entre os trabalhos destacam-se as obras no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Vilares da Vilariça, a recuperação da Capela de Nossa Senhora do Rosário, na Saldonha, e de Nossa Senhora do Rosário, em Gouveia e a intervenção na igreja matriz de Valepereiro.