Santulhão rende-se ao Folk

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 16:19


Som Ibérico, Antubel e Roldana Folk foram os grupos que marcaram presença na quinta edição do Festival de Música Tradicional/Celta de Santulhão, no concelho de Vimioso.

A animação arrancou ao início da noite, com uma Arruada de Gaiteiros, e terminou com o Ritual do Fogo. Pelo meio ficou a animada Ranchada e a exposição de pintura, que decorreu na quinta e sexta-feira, na escola Pré-Primária da freguesia.
Ao contrário do ano passado, em que o frio e a chuva ameaçaram o festival, a noite esteve quente, convidando a população a marcar presença.
Ano após ano, a iniciativa ganha adeptos e tem conseguido atrair pessoas de outras paragens à aldeia de Santulhão.
O evento faz parte do projecto “Territórios Ibéricos”, sendo organizado pela Associação de Melhoramentos Santulhana (AMS). Através duma candidatura ao programa INTERREG, o festival conta com o apoio de fundos comunitários, entre os quais o Leader +. A Câmara Municipal de Vimioso e o Ministério da Cultura também dão do seu contributo para proporcionar sonoridades diferentes numa altura em que os bailaricos e a música “pimba” tomam conta dos cartazes das festas de inúmeras freguesias.

Esforço recompensado

Segundo Márcio Rosário, da AMS, o esforço dispendido na organização do evento está a ser recompensado. “Além de termos uma iniciativa diferente das variadíssimas festas que se realizam no nosso concelho, estamos a dar a conhecer a nossa aldeia a forasteiros que, possivelmente, regressarão a Santulhão”, considera o responsável.
A título de exemplo, Márcio Rosário recorda o caso dos dois casais de italianos que marcaram presença na edição do ano passado. Isto a par dos grupos que já estiverem em Santulhão e garantem ter visto as t-shirts do festival em eventos realizados em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Galiza.
“Dos grupos que têm actuado na nossa aldeia, ainda não houve um que dissesse que não gostava deste lugar”, garante o organizador, acrescentando que “a calma, a natureza, a famosa posta à mirandesa e a hospitalidade são os aspectos que mais agradam aos forasteiros.
Agora que os dados estão lançados, “cabe-nos a nós usar bem aquilo que podemos oferecer aos visitantes, pois são eles que vão passando a mensagem de que Santulhão é um sítio agradável e tem um bom festival”, considera Márcio Rosário.