class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162452 node-type-noticia">

            

João Domingues dá espectáculo em Lousada

Ter, 18/10/2005 - 15:47


No sentido de apoiar o Clube Automóvel de Lousada na “luta” pela continuidade da prova do Europeu da modalidade naquele espectacular circuito , o piloto brigantino, João Domingues, aceitou o repto e participou na derradeira prova do Campeonato Nacional de Rallycross.

Com o título de Campeão Nacional de Autocross no "bolso", Domingues foi para o Eurocircuito de Lousada com o objectivo de dar espectáculo aos milhares de espectadores que, habitualmente, acorrem à prova e de obter um bom lugar na final de domingo.
Com a melhor lista de inscritos de sempre, a Divisão "Rainha" era aguardada com muita expectativa. Para além do Ford Focus RS do piloto brigantino, as máquinas eram muitas. Saab 9.3 T16 4x4, Mitsubishi Evolution, Cosworth, etc., todos acima de 450cv de potência. Autênticos bólides que conseguem impressionantes performances e fazem de 0 a 100 Km/hora nuns incríveis 3 segundos.
Domingues, que tem um carro alinhado e preparado para circuitos de terra, estava em desvantagem fase à concorrência, visto que o Rallycross se disputa num circuito 50 por cento em terra e 50 por cento em asfalto. Mas, o brigantino superou essa situação e, após os treinos e a habituação à pista, as reacções da máquina começaram a surgir na perfeição e já era 2° classificado na chegada à 3ª manga.

Final empolgante

Numa final empolgante, onde já só participavam os chamados "tubarões "do Rallycross, o Focus com as cores da Auto-Rujo arranca lado a lado com o Saab e percorrem a recta do circuito num ápice. Aí, Domingues abre um pouco para evitar um possível toque, mas com esta manobra perde duas posições. Seguem-se sete voltas ao rubro, com cinco pilotos na cabeça da corrida a rodarem colados.
Domingues ainda consegue recuperar, à 5ª volta, um lugar e terminar na terceira posição, efectuando a volta mais rápida da corrida, nuns impressionantes 39 segundos.
Após este pódio, ficaram vincadas as potencialidades do Ford Focus RS 4x4 da equipa Auto-Rujo no Rallycross, já que, no Autocross, há muito que se conhecem a perícia do Campeão Nacional.
É por isso que João Domingues já é considerado um dos melhores pilotos, quer pela imprensa especializada, quer no mundo do Offroad.