Ter, 25/10/2005 - 14:50
Para dar resposta a este problema, os piquetes da Área de Rede de Trás-os-Montes, apoiados por prestadores de serviços externos, estiveram sempre no terreno para reconfigurar as redes e efectuar cortes de energia, a pedido dos Bombeiros envolvidos no combate aos incêndios.
Ao longo dos meses quentes, os técnicos da empresa de energia foram repondo o serviço, logo que havia condições para o efeito. Além disso, procederam à reparação de avarias em linhas de Alta, Média e Baixa Tensão ou Postos de Transformação, bem como à substituição de chegadas queimadas junto às casas dos clientes.
Ronda de helicóptero
Mesmo assim, ficaram sequelas nas redes, que mais não são do que avarias latentes nos equipamentos afectados pelo calor, não identificáveis à vista, mas que, posteriormente, podem afectar a qualidade de serviço.
Para detectar esses pontos fracos nas redes de Alta e Média Tensão, a EDP Distribuição efectuou, em finais do mês passado, rondas de helicóptero em que as linhas foram analisadas detalhadamente, quer visual, quer termograficamente.
Estas inspecções termográficas permitem a visualização e verificação instantâneas do comportamento térmico dos equipamentos e constituem uma técnica de diagnóstico precoce, indispensável para detectar potenciais avarias.
Na sequência destes levantamentos é possível programar intervenções correctivas agir, antecipadamente, sobre os equipamentos, evitando futuras situações de avaria nas redes eléctricas de distribuição, bem como os prejuízos e incómodos daí decorrentes.