Ter, 13/09/2005 - 15:34
Esta iniciativa é promovida pelo NUCLIO- Núcleo Interactivo de Astronomia e pela Consultoria Ambiental - SINERGIAE, que estão a organizar um acampamento naquela vila transmontana, onde vão decorrer várias actividades.
O projecto em causa insere-se num acontecimento astronómico raro e gera à volta dos observadores uma grande expectativa, visto que o sol vai ficar eclipsado.
Dado que este fenómeno já não é visível no nosso País há mais de um século são esperadas muitas pessoas, desde o astrónomo profissional ao mais curioso, para observarem este fenómeno em Argozelo.
À descoberta da região
Esta vila do Nordeste Transmontano foi o local escolhido pelos promotores deste projecto, uma vez que se encontra na faixa dos cem por cento do eclipse anular e, ao mesmo tempo, é um local que oferece todas as condições necessárias para a realização de um evento desta natureza.
Importa salientar, ainda, que este fenómeno vai ser visível ao longo de uma faixa muito estreita, onde o disco lunar oculta o centro do disco solar, e a única região portuguesa próxima da linha central do evento é o distrito de Bragança.
Durante três dias, curiosos e profissionais de astronomia de diferentes pontos do País vão acampar em Argozelo, para desfrutarem de várias actividades e, ao mesmo tempo, conhecerem o Nordeste Transmontano.
Observações nocturnas, observações do sol, diversos ateliers, percursos pedestres, desportos radicais, e concursos são algumas das actividades previstas para estes dias dedicados aos prazeres do Universo.
Contudo, a gastronomia transmontana acompanhada das danças tradicionais da região também vão deliciar os visitantes.
A par do divertimento, as palestras e exposições sobre astronomia vão compor o programa dos curiosos e profissionais desta área científica.