Qua, 17/08/2005 - 15:01
Esta colectividade, impulsionada pela Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), conta, para já, com a adesão de 20 empresários.
Trata-se de profissionais de diversos sectores do turismo, como alojamento, restauração, agências de viagem, turismo rural e animação turística, que se vão reunir para criarem pacotes turísticos capazes de atrair visitantes.
A associação “Portugal Nordeste”, que vai estar legalizada já no próximo mês, reúne empresários de vários pontos dos distritos.
Segundo o presidente da RTNT, António Afonso, as ofertas turísticas da região não estão organizadas, pelo que a associação vai ter um papel fundamental na rentabilização desta actividade na região.
“Há muita gente que visita a região, mas acaba por não ficar para dormir. Com a criação desta associação pretendemos contrariar esta tendência, com a criação de pacotes turísticos acessíveis a um maior leque de pessoas”, salientou o responsável.
Cativar turistas estrangeiros
Na fase inicial, a estrutura associativa vai funcionar, apenas, com empresários privados. Contudo, numa etapa posterior, o presidente da RTNT, admite que se possa alargar a outras entidades, nomeadamente autarquias, Associações de Desenvolvimento e parques naturais.
Neste momento, os mercados alvo são a Grande Lisboa e Grande Porto, a região espanhola da Galiza e a zona de Paris, em França.
Na óptica de António Afonso, é fundamental aproveitar o avião que faz a ligação entre Paris e Bragança, para cativar os turistas franceses. Neste sentido, o responsável realça que já estão a trabalhar com operadores turísticos da região de Paris, para divulgarem as potencialidades da região Norte junto dos franceses.
Apesar dos voos entre Bragança e Paris ainda funcionarem numa fase experimental, António Afonso acredita que esta iniciativa vai continuar no futuro, até porque “já existem mais empresas interessadas em explorar os voos internacionais”.
Além da rentabilização do sector turístico, a promoção dos produtos e a elaboração de estatísticas dos visitantes em tempo útil também são tarefas desta associação.