Cabrito reina em Montalegre

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:40


Merenda comunitária é um dos destaques do IV Festival Gastronómico

Cabrito assado no forno, cabrito estufado com batata cozida de Montalegre ou caldeirada de cabrito são alguns dos pratos que estarão em foco no próximo fim-de-semana, em Montalegre, no decorrer do IV Festival Gastronómico do Cabrito de Barroso.
O certame arranca no sábado com a realização do Raid Cabrito de Barroso para jipes e moto 4, numa iniciativa organizada pela NaturBarroso. Segue-se a abertura do posto de venda de cabrito de barroso, folar da Páscoa e produtos da terra, na Praça do Município. A par da Loja do Agricultura da Cooperativa Agrícola de Montalegre, este stand de venda é um dos locais onde se poderá adquirir cabrito certificado.
O programa prossegue com o almoço e jantar nos restaurantes oficiais do Festival e com animação nocturna nos bares e discotecas da vila.
No domingo, após a abertura do posto de venda de cabrito, o destaque vai para a inauguração da exposição “O Rebanho” e para a actuação da Banda de Parafita, Xaranga Galega, Gaiteiros de Pitões e grupo de concertinas, que animarão a manhã.
Após os almoços nas unidades aderentes, arranca a animação musical, enquanto a Câmara Municipal de Montalegre (CMM) organiza desportos radicais e acções de animação juvenil.
Às 16:30 horas tem lugar uma das iniciativas mais marcantes do Festival. Trata-se da merenda comunitária que permite comer cabrito frito, acompanhado de pão centeio e bebida por apenas 3 euros. Mas não é só, pois a CMM vai oferecer um folar de Páscoa às pessoas que participarem na merenda.
Para acabar bem à moda do Barroso, o Campo da Feira recebe uma Chega de Bois, que encerrará esta edição do Festival Gastronómico do Cabrito.
O certame é organizado pela CMM, pelo Agrupamento de Produtores do Cabrito de Barroso e pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre.