Degradação da antiga estação preocupa habitantes da cidade do Tua

PUB.

Qua, 27/07/2016 - 14:44


Populares manifestaram o seu desagrado com o abandono a que está votado o imóvel. Deputada socialista questionou o governo sobre o assunto e o autarca local espera que seja rapidamente encontrada uma solução. Autarquia está disposta a comprar o edifício mas há um “imbróglio” entre a CP e a REFER, que integram actualmente a Infraestruturas de Portugal.

O estado de degradação em que se encontra o edifício onde outrora funcionou a estação de caminhos-de-ferro de Mirandela, tem motivado a reacção dos mirandelenses que se mostram indignados por ver o imóvel abandonado. Depois de ter sido colocada uma faixa por mirandelenses onde se pode ler “Não me deixem cair”, a deputada do PS eleita pelo distrito de Bragança Júlia Rodrigues questionou o governo sobre o assunto, nomeadamente o ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Júlia Rodrigues questionou o responsável governamental sobre a propriedade da estação ferroviária e se está prevista “ alguma intervenção reabilitação que reabilite o edifício para outros fins”, lembrando que “o estado de degradação do edifício é muito avançado”.

Em declarações à comunicação social, a deputada lamentou o estado de degradação do edifício, frisando a importância de canalizar fundos comunitários para a sua reabilitação. Deixou ainda um apelo ao poder local para que se possa empenhar nesse sentido. “Vou empenhar-me para que haja uma resposta do poder central, mas acho também que deve existir uma luta do poder local. Sei que estão a ser feitos alguns esforços, e eu quero ajudar no que conseguir. Sei que vamos chegar a bons resultados”, referiu aos jornalistas.

Por sua vez, o presidente do Município de Mirandela lembrou que a estação de Mirandela tem um “imbróglio há vários anos”, aquando da criação do metro de Mirandela. “O imbróglio acentuou-se quando houve a separação entre a CP e a REFER, sendo que cada uma reclamava para si a propriedade do edifício. Entretanto, nos últimos anos, tenho vindo a negociar com as entidades da tutela, no sentido de encontrar uma solução”, referiu António Branco.

Para o autarca, a solução passa por definir a quem pertence o edifício para depois poder intervir, sendo que “a autarquia está disposta a comprar o imóvel, se for necessário. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Mirandela até contempla a reabilitação da antiga estação, por isso, o autarca considera urgente encontrar uma solução, sob pena de “perder esta oportunidade” , salientando que cada vez mais se acentua o risco de o edifício ruir.  

Jornalista: 
Sara Geraldes