Ter, 11/10/2005 - 15:46
Esta prova, organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), contou com a realização de cinco provas especiais de classificação para o Campeonato Nacional, que representam um total de 59,08 quilómetros. Estas provas foram compostas por duas passagens no troço Samardã, com 15 quilómetros, duas no troço Vila Pouca, com 11,47 quilómetros, e uma no troço S. Bento, com 6,86 quilómetros. Estas três últimas etapas decorreram na zona do Santuário de S. Bento, um percurso aliciante e com um piso de boa qualidade, que proporcionou aos pilotos andamentos muito vivos.
Os concorrentes do Rali para o Campeonato Regional Norte partiram três minutos após o último do Nacional e disputaram, apenas, os três primeiros troços, o que representou um total de 41,47 quilómetros de classificativas.
O CAVR optou por tornar os troços diferentes às edições anteriores, de forma a mostrar as diversas potencialidades desta região para os ralis e, ao mesmo tempo, consolidar o nível da prova após a subida de escalão na época passada.
No entanto, o rali fácil de treinar e acessível à maioria dos pilotos, com um máximo de 28.37 quilómetros, foi mantido à semelhança dos anos anteriores.
O parque de assistência foi realizado no centro de Vila Real, o que possibilitou a todos os vilarealenses um contacto directo com esta prova e o acompanhamento da zona de espectáculo do S.Bento, que foi disputada por três vezes a escassos quilómetros do centro da cidade.
O Rali de Vila Real é já uma prova de referência no panorama dos ralis no Norte de Portugal, após a sua subida aos campeonatos nacionais.