F.C. Porto: campeão da solidariedade

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 17:47


Pouco se pode falar do jogo, pois foi uma forma de homenagear a família de Irineu Dinis, o agente da PSP natural de Soeira (Vinhais), abatido em Fevereiro no bairro da Cova da Moura (Amadora).

Antes disso, há que referir que a receita da partida foi de 14.630 euros, que será entregue à família de Irineu Dinis.
Quanto ao jogo, não houve grandes pormenores, mas os amantes do futebol deixaram de parte os clubismos e deram cor a uma festa que tinha muito de tristeza e de espírito solidário.
Vieram os golos com Postiga a abrir o marcador para tornar o jogo mais interessante. Cada golo era a forma mais bonita de homenagear Irineu Dinis e fica este grande gesto de um campeão do Mundo
O vice-presidente do FC Porto, Reinado Teles, deixou ficar o seu estado de alma ao Jornal NORDESTE: “Sinto-me, mais uma vez um verdadeiro campeão. Não gostaria de estar aqui por este motivo, mas acabamos por colocar um grande alívio na dor desta família, que tinha em Irineu o sustento. A forma como morreu a defender a Nação e os cidadãos mostra bem a nobreza deste homem”, considerou o dirigente.
O capitão azul e branco, Jorge Costa, afirmou que “será sempre um prazer ajudar nestas alturas de dor e angústia”. “Preferia que fosse outra situação, mas nós temos a obrigação de o fazer e a minha dor está com a família”, acrescentou o jogador.
Ricardo Quaresma partilha desta opinião. “Não podemos virar as costas a quem tem problemas”, defende.
Por seu lado, o treinador da equipa, José Couceiro, deixa ficar um alerta. “Não é um grande momento, mas estamos, também, a chamar os governantes para este tipo de problemas. Todos nós temos família e Irineu morreu na defesa do cidadão”, sublinhou o técnico.
O presidente do FC Vinhais, Carlos Silva, também não fugiu a regra: “Os grandes clubes estão nas alturas mais difíceis, mas a verdade é que a dor não passa. De qualquer forma, esta receita ajuda a sobreviver uma família que tinha no Irineu o seu principal sustento.

Vinhais – Armando; Mateus, Correia, Ruca e PiK; Migalhão, Amílcar e Miguel;
J.P., Luís Preto e Valente.
Treinador – António Teixeira

FC Porto – B. Vale; Ricardo Costa, Pepe, Areias e Bosingwa; Raul Meireles, Leonardo Lima e Quaresma; Leandro do Bonfim, Hélder Postiga e Cristóvão.
Treinador – José Couceiro.

Jogaram ainda pelo F C Porto - – Leandro, Cláudio, André Vilas Boas, Lopes, Borges, Flávio Igor e Pedro Silva.
Pelo Vinhais – Valdemar, Ângelo, Nuno, Manuel Carlos, Pedro, João, Marcelo e Humberto.

1ª Parte – 0-1
Marcadores – Postiga 29”, Raul Meireles 67” e Cláudio 85”.