class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-161688 node-type-noticia">

            

GONDESENDE com melhor ambiente

Ter, 07/06/2005 - 15:09


“Limpar a Freguesia de Gondesende para um melhor Ambiente” foi o lema da acção organizada anteontem a cabo pela Azimute - Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente.

Durante a manhã, os elementos da associação, em colaboração com a população e a Junta de Freguesia, muniram-se de luvas e sacos pretos para recolherem lixo nas aldeias de Gondesende, Portela e Oleiros, todas pertencentes à área de Bragança do Parque Natural de Montesinho (PNM).
A acção, inserida nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, conseguiu envolver cerca de 40 voluntários, na sua maioria de Portela, onde a Azimute criou, recentemente, um Centro Interpretativo da Natureza (CIN).
Segundo o presidente da Azimute, João Cameira, um dos grandes objectivos da limpeza foi sensibilizar as populações para as questões ambientais. “Numa zona excepcional como esta, não se pode deitar lixo para qualquer sítio”, salientou o responsável.

Fogões na valeta

O dirigente mostrou-se surpreendido com a adesão da população, em especial dos idosos, que não hesitaram em calçar as luvas e pegar no saco para limpar as três aldeias.
A Junta de Freguesia de Gondesende ofereceu o almoço a todos os participantes e, com a ajuda duma habitante de Portela, disponibilizou um tractor que, no final da recolha, transportava uma quantidade significativa de fogões, esquentadores, panelas e frigoríficos velhos.
Este “monstros domésticos” serão levados para o ecocentro de Bragança, ao passo que o papel, cartão, vidro e plásticos foram colocados no ecoponto da Portela, junto ao CIN da Azimute. Foi neste local que a associação procedeu à separação dos resíduos recolhidos, o que contribuiu para reforçar a sensibilização ambiental. “Quisemos ensinar as pessoas a separar o lixo, explicando o que deve ir para os contentores amarelo, azul e verde”, justificou João Cameira.
Depois desta primeira acção de limpeza, a Azimute pretende alargar as recolhas de resíduos sólidos a outras zonas do PNM. “Se nos cederem duas viaturas todo-o-terreno de caixa aberta partiremos para lados opostos dos concelhos de Bragança e Vinhais do PNM para recolher todos os monstros domésticos”, garantiu o dirigente.