Igreja de Folgares tem novo rosto

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:38


População da aldeia encheu o templo na missa de inauguração das obras de requalificação

A Igreja de Folgares, no concelho de Vila Flor, foi alvo de uma completa remodelação.
A recuperação rústica do exterior, a construção de uma sacristia, a criação de um campanário em granito e a renovação do telhado foram as obras exteriores que mais se destacaram.
No âmbito dos trabalhos interiores foi erguido um altar novo em talha dourada, o chão e o forro foram modificados, ao mesmo tempo que os vidros foram substituídos por vitrais artísticos.
Segundo o pároco da aldeia, José Rodrigues, “esta obra era aguardada com muita ansiedade e expectativa”.
Apesar das expectativas, alguns populares mostraram pouco interesse na recuperação do templo.
Zulmira é habitante da aldeia há 70 anos. A moradora confessou que, depois da requalificação, a Igreja ficou mais bonita, mas salienta que “a obra podia ter ficado maior e mais bonita”.

Populares queriam
mais obras

Depois da sua construção, há cerca de 50 anos, esta já não é a primeira intervenção realizada no templo. Eduardo dos Santos, morador de Folgares, concorda que as obras de recuperação deram um ar mais fresco à Igreja, mas aponta o dedo àquilo que poderia ter sido feito e ainda ficou por fazer.
Na óptica deste habitante, “devia ter sido criada uma caixa-de-ar para diminuir as humidades que, ano após ano, acabam por danificar o templo”.
O pároco da aldeia prefere focar os aspectos positivos da empreitada. O sacerdote salientou a importância das obras realizadas na igreja e focou o elevado estado de degradação e a exiguidade do espaço para dar uma ideia do trabalho que foi realizado.
Segundo José Rodrigues, a recuperação do templo obedeceu aos critérios litúrgicos e arquitectónicos, numa tarefa em que a paróquia fez “o melhor possível”.
A obra, orçada em 25 mil euros, foi suportada na totalidade pela Câmara Municipal de Vila Flor.

Teresa Batista