class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162440 node-type-noticia">

            

Lago dos Cisnes em Bragança

Ter, 18/10/2005 - 15:29


“O Lago dos Cisnes”, um espectáculo de ballet que remonta à época do romantismo, é a aposta do Teatro Municipal para a programação do próximo mês.

Este espectáculo de dança, que vai transmitir uma confluência dos ideais e inquietudes que agitaram o romantismo, nomeadamente a fantasia, o clima mítico, o mistério, a redenção pelo amor, a fatalidade, o idealismo e a desmesura, vai subir ao palco na noite do próximo dia 4 de Novembro.
Os bailarinos, da companhia “Ballet Estatal do Palácio da Música de Kiev”, vão dançar ao som da música de Piotr Ilich Tchaikovsky. O coreógrafo Valerykovtun, considerado um dos grandes mestres mundiais da coreografia clássica, é o responsável pelos passos destes bailarinos que têm encantado diversos públicos por todo o mundo.
O Ballet do Palácio Estatal da Música de Kiev nasceu em 1985, por iniciativa do Conselho de Cultura de Kiev, e é constituído pelos melhores bailarinos formados na Academia do Palácio da Música daquela cidade.
Esta companhia, é conhecida, desde o início de carreira, pelos seus grandiosos êxitos conhecidos no Teatro de Kiev, mas também nas várias tournées que realizaram por diversos países, como o Japão, a Alemanha, a França os Estados Unidos e a Espanha.
“O Lago dos Cisnes” é a mostra de mais um grande êxito desta companhia de ballet e constitui o espelho do que deve ser a técnica, a beleza e a responsabilidade da disciplina clássica.

Música e contos tradicionais

Depois da dança, é a vez da música animar o Teatro de Bragança. No próximo dia 10, o cantor português Paulo Gonzo vai subir ao palco, enquanto que a música Afro-americana vai entoar no próximo dia 17, num espectáculo organizado pelo Sindicato dos Professores do Norte.
No dia 25 é a vez do tango argentino deliciar os “amantes” por esta dança latina. O tango nasceu para dançar abraçado, para festejar a mistura étnica resultante da avalanche de emigrantes europeus que procuravam no “sul do mundo” novos afectos.
Durante o espectáculo O Quinteto Juan Esteban Cuacci continua a linha traçada pelo maestro Astor Piazzolla.
Os dias 29 e 30 vão ser dedicados aos mais novos, com a sequência de histórias contadas por António Fontinhas, na hora do conto.
António Fontinha é contador profissional de histórias há mais de 10 anos e tem por hábito narrar histórias para crianças, mas também para adultos, chegando mesmo a fazer sessões em escolas, onde cruza diferentes públicos.