Miranda do Douro recupera jogos tradicionais

PUB.

Qua, 17/07/2013 - 09:52


» Cerca de 300 pessoas passaram, no domingo, pelo Santuário de Nossa Senhora do Naso, Miranda do Douro, onde participaram em mais uma edição das Olimpíadas Desportivas do Concelho.

Um encontro inter-geracional onde avôs, filhos e netos recuperaram a prática do fito, relha, ferro, raiola, sueca entre outros desportos tradicionais.
A competição entre as 17 freguesias de Miranda do Douro esteve acesa com Palaçoulo a revalidar o título de campeã do ano passado, mas a discussão pelo primeiro posto foi renhida. “A rivalidade entre as freguesias é saudável”, referiu Francisco Venâncio da organização a cargo do município.
As Olimpíadas Desportivas valem sobretudo pelo convívio. “É um dia em grande. Juntam-se as freguesias do concelho numa actividade desportiva que promove e valoriza o convívio entre a população”, disse Artur Nunes, autarca de Miranda do Douro.
Os jogos tradicionais mostram que o desporto não se resume só ao futebol e mantém vivas as tradições de Miranda onde aos domingos à tarde ainda se joga ao fito ou à sueca.