Ter, 13/09/2005 - 15:32
Esta obra foi inaugurada anteontem, num ambiente festivo que contemplou a celebração de uma missa campal sobre a nova travessia.
As dificuldades de construção da obra foram notórias, já que no Inverno o caudal do rio Angueira aumentava. As pessoas também tinham dificuldades em atravessar para a outra margem, tanto a pé como utilizando animais ou automóveis.
Os laços familiares e de amizade que unem as populações foram, igualmente, um forte impulso para que esta obra se torna-se realidade.
Esta estrada, com uma extensão de cerca de 4,5 quilómetros, foi construída de raiz e custou cerca de 500 mil euros, um valor comparticipado pelos dois municípios.
A ligação contempla, ainda, uma nova ponte sobre o rio Angueira com uma extensão considerável. Esta estrutura é composta por três “olhais”, para que haja um melhor escoamento das águas do rio e prevenir inundações no terreno da área circundante.
A ponte, reclamada há muito pelas populações, vai permitir uma ligação sem dificuldades entre os dois concelhos tanto de Verão como no Inverno.
Esta nova ligação vai, ainda, servir, de forma directa, as aldeias de Uva e Atenor, ao facilitar a ligação entre as EN 221 e 216.