SENDIM quer ser concelho

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 14:57


A localidade de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, comemora, amanhã, o décimo quinto aniversário de elevação a vila.

Apesar do programa das festas não revelar pompa e circunstância, esta jovem vila trasmontana não esquece as suas pretensões, entre as quais se destaca a elevação a sede de concelho.
A este propósito já se fala na localidade, “à boca pequena”, que já há movimentações nesse sentido. Trata-se da criação de movimentos cívicos, para prepararem a candidatura, uma tarefa que é apoiada, desde logo, pela maioria da população e pelos vários partidos políticos.
Apesar de não se candidatar a mais um mandato, o presidente da Junta de Freguesia de Sendim, António Rodrigues, garante que “já existem bases físicas lançadas para a elevação de Sendim a concelho”. Entretanto, “é importante continuar a apostar na criação de mais equipamentos públicos e infra-estruturas, entre as quais tão pretendido perímetro industrial”, defende o autarca.
O presidente da Junta continua a dizer que a ideia da elevação da vila a sede de concelho é para manter. Contudo, salienta a importância da criação de alicerces para se poder fazer esta reivindicação ao poder central.
“É preciso que quem for eleito nas próximas autárquicas lance mão ao projecto, para que este possa ser uma realidade”,” realça o autarca.

Vila precisa de investimentos

A reconversão do perímetro urbano, por seu turno, tem de continuar a evoluir, no sentido de dignificar a vila.
Por outro lado, o abastecimento de água é, igualmente, uma prioridade, já que há condições para o efeito. É que o rio Douro passa perto de Sendim e pode ser uma solução para acabar com os problemas de água. “A população está em crescimento e, por vezes, há rupturas nas condutas, o que prejudica o abastecimento”, relembra o autarca.
A construção de um matadouro municipal é outra das pretensões dos sendineses, que defendem uma parceria entre os concelhos de Mogadouro e Vimioso.
Em fase de conclusão já se encontra o cais fluvial, em pleno rio Douro, enquanto que o Parque das Eiras já é um equipamento que contribuiu para o desenvolvimento cultural da vila, visto que recebe o maior festival de música folk da região trasmontana.
Segundo os Censos de 2001, Sendim tem cerca de 1430 habitantes.