Ter, 13/09/2005 - 15:35
O eclipse do sol é o resultado de uma coincidência entre as dimensões da Lua, o nosso satélite natural, e o sol, a nossa estrela. Estes dois corpos do Universo encontram-se a uma grande distância, mas a observação da Terra dá a ilusão que o Sol e Lua se encontram durante alguns minutos.
A título de curiosidade, a Lua, com um diâmetro de cerca de 3 476 quilómetros, encontra-se a uma distância média do nosso planeta de 384 400 quilómetros, enquanto que o sol tem um diâmetro de aproximadamente 400 vezes maior que a Lua e situa-se a uma distância de 150 milhões de quilómetros da Terra, o que representa 400 vezes mais distante do que a Lua.
Estes números são o testemunho da ilusão óptica dos observadores da Terra, uma vez que estas distâncias díspares tornam, aos nossos olhos, que o Sol e a Lua estão muito próximos.
O eclipse, que ocorre quando estes dois corpos estão perfeitamente alinhados, é considerado por muitos profissionais e curiosos como um “fenómeno de rara beleza, privilégio dos seres que habitam o planeta Terra”.