Teatro no Dia da Mulher

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 17:03


No passado dia 8 de Março, a Escola Secundária Abade de Baçal apresentou no Auditório Paulo Quintela “A Casa de Bernarda Alba”, de Frederico Garcia Lorca. Uma peça de teatro marcada pela História e bem ao estilo do autor, que retrata de forma brilhante e dramática a vida de cinco mulheres, presas nas malhas de um destino traçado pela mãe.

Desta forma, tornou-se imprescindível celebrar com esta peça o Dia Internacional da Mulher, não só porque a história que nos conta sugere os temas que representam este dia, mas também devido à própria experiência de juventude do autor, na sua Granada natal.
Somos interpelados a reflectir acerca dos direitos e do papel da mulher, numa sociedade em que as diferenças que se proclamam como igualdades ainda existem com um valor negativo. “A Casa de Bernarda Alba” constitui o símbolo de todos os aspectos negativistas que Lorca quis apontar, imortalizando-os numa obra arrepiante e dolorosa onde a morte é o único caminho para a liberdade.
O desafio foi, portanto, maior e o espírito com que nós, “actrizes”, encarámos o texto envolveu o palco. E foi possível recuar alguns anos, sentarmo-nos nas cadeiras de uma casa tipicamente espanhola, “ver palpitar cheio de lume o que está quieto e quieto anos e anos” e sentir o Teatro como chave do passado, do presente e do futuro.
Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido desde o início do ano lectivo, sendo o elenco formado por catorze alunas da Escola Abade de Baçal que, juntamente com a encenadora, professora Paula Romão, com a responsável pelo guarda-roupa, professora Fernanda Alves e com o técnico de som, tornaram possível um espectáculo que agradou a todos.
A Escola Secundária Abade de Baçal apresentará, mais uma vez, A Casa de Bernarda Alba no dia 8 de Abril, em Vila Flor; no dia 15 de Abril, em Vinhais; e no dia 29 de Abril, em Bragança. Venham todos ver!