class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162437 node-type-noticia">

            

Tradições transmontanas em Santarém

Ter, 18/10/2005 - 15:26


A gastronomia, os vinhos e a música do Nordeste Transmontano estão presentes no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que teve início na passada quinta-feira e vai decorrer até ao próximo dia 6 do próximo mês.

No 25º aniversário do certame, a Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT) volta a marcar presença, para promover as iguarias da região naquela cidade ribatejana.
A gastronomia está a ser representada na secção das tasquinhas pelo restaurante “Costa do Sol”, de Macedo de Cavaleiros. Já os enchidos regionais e a doçaria tradicional são confeccionados pela salsicharia Bísaro, de Gimonde, e pela Flormendoa, de Torre de Moncorvo.

Ementa tradicional

O próximo sábado é dedicado à RTNT, pelo que o almoço oficial vai contar com iguarias tipicamente transmontanas servidas pelo restaurante bragançano “O Geadas”.
A ementa vai ser composta pelo aperitivo tradicional à base de figos, amêndoas e castanhas fritas acompanhadas de vinho branco maduro. Seguem-se as entradas com presunto, salpicão, alcaparras, folar, pão centeio, cuscos com ossinhos de porco à moda de Vinhais e guisado de repolgas com chouriça. Posteriormente, o caldo de perdiz antecede as trutas de escabeche e o butelo com cascas.
Esta ementa vai ser acompanhada pelos vinhos tradicionais da região, nomeadamente das Adegas Cooperativas de Freixo de Espada à Cinta e de Torre de Moncorvo.
Para animar o festival, o Rancho Folclórico de Vimioso vai subir ao palco, para mostrar as danças e cantares características do Nordeste Transmontano.
O artesanato também vai ser um ponto de atracção com a presença da tapeçaria da artesã Fátima Gomes, de Mirandela, e a cutelaria e talha de madeira do artesão Francisco Cangueiro, de Miranda do Douro.