Vinhais não pode esperar!

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 16:21


Há que envolver todos os vinhaenses através de um programa que integre as estratégias a seguir para conseguir um real e eficaz desenvolvimento do concelho de Vinhais.

A situação actual de desertificação associada às carências de acessibilidades e à fraca iniciativa empresarial é reconhecível e gritante, mas não é irremediável. Não deve ser visto como uma fatalidade sem solução que a densidade populacional diminua e que os jovens procurem alternativas noutras paragens por falta de estruturas capazes de promover um futuro sustentado. É, pois, urgente criar iniciativas locais que permitam o desenvolvimento de novos projectos estruturantes, consolidando os que já existem e potenciando a implementação de empreendimentos capazes não só de fomentar a permanência dos habitantes de Vinhais, como, também, de atrair para o concelho a vinda de investidores e de novos residentes.
Como? Apoiando os recursos naturais e humanos existentes; fomentando, aumentando e consolidando as infra-estruturas básicas; apostando numa economia agrícola moderna, versátil e competitiva; estimulando o desenvolvimento ambiental, económico e social das comunidades rurais; e atraindo investimentos privados para a região.
Tenho uma visão do concelho e faço uma leitura clara dos problemas e da forma como encontrar as soluções.
Os laços familiares que me unem a Vinhais e o meu desejo de contribuir para o desenvolvimento e o engrandecimento desta terra explicam e fortalecem as razões da minha candidatura. Conheço o concelho de Vinhais e visito-o regularmente. Tenho as minhas origens – pelo lado paterno – no vinhaense Bairro do Eiró.
O facto de residir na cidade de Bragança não constitui qualquer tipo de limitação ou desvantagem relativamente ao trabalho que eu possa desenvolver por Vinhais. Muito pelo contrário! Discordo totalmente dos que afirmam que quem aqui não tem residido nos últimos anos não tem condições para ser autarca da Câmara Municipal de Vinhais. Na verdade, o facto de eu viver em Bragança faz-me ter uma visão mais crítica relativamente a Vinhais, porque me permite perceber com mais clareza as carências do Concelho, mas também as potencialidades endógenas e os recursos naturais que o enriquecem e o perspectivam como uma região de elevado potencial.
Devemos repudiar a limitadora atitude de “orgulhosamente sós”! Vinhais precisa de trabalho, arrojo, cooperação e união de esforços. Vinhais precisa de mais! E deve, por isso, evitar fechar-se sobre si próprio, rejeitando a ajuda e a dedicação de quem possa contribuir eficazmente para o seu desenvolvimento e o seu engrandecimento.
Os vinhaenses devem estar conscientes de que é do seu futuro que se trata.
Vinhais não pode esperar! Eu estou pronto!

Egídio Frias
Candidato pelo CDS/PP à Câmara Municipal de Vinhais