Ter, 26/05/2009 - 17:06
A garantia foi deixada pelo governador civil, Jorge Gomes, na passada sexta-feira, num encontro que reuniu na Mofreita, concelho de Vinhais, habitantes e autarcas das freguesias abrangidas por aquela via.
“Vim aqui assumir o compromisso de lançar entre 15 a 30 de Junho o concurso para a repavimentação da estrada”, assegurou Jorge Gomes.
Orçado em dois milhões de euros, o projecto prevê a repavimentação dos 27 quilómetros do troço, bem como a criação de um sistema de tratamento de águas pluviais que danificam as vias, correcção de algumas curvas e a colocação de sinalética horizontal e vertical. “É uma estrada que necessita de ser requalificada pois não tem condições para circulação e é essencial para que as pessoas vivam com qualidade”, sublinhou o governador civil.
A luta levada a cabo pelo Movimento Cívico de Utentes da EN 308-3, que chegou a prometer avançar com um boicote às eleições europeias, começa, assim, a dar frutos. “Vamos ficar atentos aos acontecimentos e só retiramos os cartazes de protesto no dia em que as obras arranquem”, explicou Carlos Fernandes, do Movimento Cívico de Utentes da EN 308-3, adiantando que, “vou propor para que não se faça o boicote às europeias”.
Na óptica do presidente da Junta de Freguesia de Mofreita, Mário Gonçalves, “esta resolução é uma pretensão das pessoas há muito tempo e foi uma luta que valeu a pena”.
O concurso de adjudicação não prevê, para já, a requalificação das pontes abrangidas pela via, o que para o autarca de Parâmio, Manuel João Fernandes, é motivo de preocupação, já que “não tinha interesse em preparar uma estrada e deixar as pontes como estão, pois são muito antigas e estreitas”.