Opinião

12/12/2017

Como o sobrenome sugere, trata-se de uma família Trasmontana de Vila Real. E a história desta família na inquisição já nesse tempo era muito grande.

12/12/2017

Contrariamente ao que se possa pensar a expressão “engolir sapos”, cujo significado não me parece que seja necessário explicar, tem origem bíblica, nas pragas do Egipto, muito embora na actualidade assente que nem luva a Jerónimo de Sousa e aos seus apaniguados do PCP, que até já engoliram a embl

12/12/2017

É prática corrente e antiga entre os portugueses de boa cepa comemorar as efemérides!

12/12/2017

Ora viva minha gente. Essa saúde anda valente? Assim espero! Passico de pardal e já cá estamos, mais um ano quase passado. “Caindo o Natal à segunda-feira, tem o lavrador que alugar a eira”. Andava à procura de um ditado sobre o advento para fazer mesa e surgiu-me este pelo caminho.

12/12/2017

Sempre me causou alguma estranheza os mecanismos das sondagens e a extrapolação científica dos dados recolhidos numa pequena amostra para o universo dos votantes.

05/12/2017

Um pecado ritual interrompeu a comunicação entre o céu e a terra,
e os deuses retiraram-se para céus mais elevados. Desde então,
os homens têm de trabalhar para comer e já não são imortais.

05/12/2017

Por 1620, na comunidade hebreia de Vila Real, destacava-se um grupo de médicos, advogados e grandes mercadores, ligados por laços familiares: Branca Dias, casada com Manuel Capadoce era irmã do advogado Manuel Dias Catela, pai do médico João Rodrigues Espinosa e de Joana Dias, mãe do advogado Dio

05/12/2017

A regionalização surge com os ideais liberais na rejeição ao poder absoluto e centralizado do Poder Real.

05/12/2017

Aqui, no Ribatejo, também a matança do porco desprovida dos normativos de Bruxelas é revestida da carga simbólica da convivialidade familiar e dos amigos, no entanto, o semblante da festa é outro, embora a garridice das falas jocosas e vernáculas seja forte nas intonações e entoações.

05/12/2017

Nas voltas que o mundo dá e no dia-a-dia de cada um de nós, sucede de tudo um pouco. Sucessos e desastres, vitórias e derrotas.