Olho Clínico

PUB.
A sexualidade é um conceito que tem captado a atenção da humanidade desde há muitos séculos, estando revestida de mitos e crenças, à mercê de múltiplas interpretações e na base de leis e de reformas políticas e sociais. A sua presença tem sido constante nos discursos e na produção cultural das várias sociedades ao longo dos tempos, alimentando e reinventando-se em crenças e mitos que, estando ainda hoje muito presentes no nosso universo atual, podem estar na génese de algumas dificuldades ou disfunções sexuais.

Esta constância da sexualidade nos discursos da humanidade ao longo dos tempos, é em si mesma reveladora do quão...

As ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são plantas, geralmente de pequenas dimensões, que apresentam diversas utilizações e propriedades e são um excelente substituto do sal na alimentação, conferindo sabores, aromas e cor às refeições.

Tendo em conta que a população adulta portuguesa tem um consumo de sal diário acima do recomendado pela Organização...

A alimentação é determinante para a sobrevivência de uma espécie. Na espécie humana, está provada uma forte associação entre a sua adequação e o crescimento, o desenvolvimento e a expressão do binómio saúde/doença ao longo da vida. Koletzko, 2017

É cada vez mais claro o papel fundamental de uma nutrição adequada ao longo do ciclo da vida, bem como as...

Faça o teste de despiste da covid-19 Limite os contactos sociais e cumpra as medidas preventivas:

Use máscara. Proteja-se a si e aos outros!

Higienize as mãos com frequência. Utilize água e sabão ou um...

Os hábitos alimentares inadequados contribuem para a perda de anos de vida saudáveis, estando na origem de doenças crónicas que podem ser evitadas, como é o caso de doenças cardiovasculares, da obesidade, da diabetes e alguns tipos de cancro.

Nesse sentido, e tendo em conta que as festividades natalícias e de final de ano são sinónimo de alguns excessos, é...

Para que servem os antibióticos? Os antibióticos são medicamentos que tratam infeções causadas por bactérias. A penicilina foi o primeiro antibiótico usado, tendo sido descoberta por Alexander Fleming em 1928. Desde então muitos antibióticos têm sido descobertos, procurando destruir mais bactérias e minimizar os seus efeitos secundários.

Os antibióticos não atuam em infeções causadas por vírus, como é o caso das constipações e da gripe.
Também ...

Reforce a sua imunidade com as vacinas: covid-19 + gripe

Compareça no local de vacinação na data e hora agendadas e continue a cumprir as medidas de proteção: máscara,...

Consciencializar a população para a importância da prevenção da pneumonia e para o impacto da doença na comunidade é, mais do que nunca, de extrema importância face ao atual contexto epidemiológico. Nesse sentido, assinala-se anualmente a 12 de novembro o Dia Mundial da Pneumonia, uma data que pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção, sendo a vacinação a principal forma de prevenir esta doença.

O que é a pneumonia?
É uma inflamação dos pulmões que tem como causa diferentes agentes...

A violência contra as mulheres pode assumir diversas formas e manifestar-se em qualquer lugar. É um fenómeno complexo e multidimensional, que atravessa classes sociais, idades, regiões, religiões, culturas, grupos étnicos, orientação sexual ou estado civil. No dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com o objetivo de alertar para um problema que atinge mulheres de todo o mundo e sensibilizar as mulheres e a comunidade em geral a dizer “NÃO” à violência.

A reação de cada mulher à sua situação de vitimação é única. Estas reações devem ser encaradas como mecanismos de...

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, disponível através do 808 24 24 24, dá resposta a situações de saúde não emergentes. Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado. Em casos graves, como por exemplo vítimas de acidente ou de doença súbita devem ser acionados os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM, através do número europeu de emergência 112. A correta utilização destes serviços pelo cidadão é fundamental para dar uma resposta rápida e adequada a cada situação. Por isso, saiba quando deve acionar o SNS24 e o 112.

Qual a diferença entre o 112 e o SNS 24?

O 112 garante a prestação de cuidados de emergência...