PUB.

Olho Clínico

PUB.
Quando falamos do “cuidador informal”, falamos de toda a pessoa que assume como função, por tempo indeterminado, a assistência a uma outra pessoa que, por razões tipologicamente diferenciadas, foi atingida por uma incapacidade de grau variável, associada a uma perda parcial ou total de autonomia nas atividades da vida diária e que não lhe permite cumprir, sem ajuda de outro(s), todos os atos necessários à sua existência, enquanto ser humano.

Esta responsabilidade traz consigo, frequentemente, um prejuízo mais ou menos gradual de independência e um...

O Helicobacter pylori é uma bactéria que infeta e habita o estômago. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a infeção por Helicobacter pylori é “muito frequente” em Portugal, estima-se que afete cerca de 70% da população adulta. Na grande maioria dos casos a infeção adquire-se na infância, por via oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados e através do contacto entre os indivíduos. É uma infeção crónica, permanecendo durante anos, décadas ou mesmo toda a vida, sendo muito difícil a eliminação espontânea da bactéria.

Que doenças são causadas pela infeção por  Helicobacter pylori?

A maioria dos indivíduos infetado por...

Quais os principais problemas de saúde relacionados com o inverno? A gripe é um dos principais problemas de saúde que ocorre no inverno. É uma doença aguda viral que afeta principalmente as vias respiratórias. A gripe ocorre, geralmente, entre novembro e março, pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano). Para combater a maior atividade gripal, recomenda-se a vacinação contra a gripe nas pessoas que têm maior risco de sofrer complicações da gripe.

Os problemas respiratórios são muito frequentes?

Os problemas respiratórios são outros dos problemas...

Não só o dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, como todo o mês é assinalado pela campanha Novembro Azul, para a consciencialização dos homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O que é o cancro da próstata?

O cancro da próstata é uma doença que afeta a glândula prostática, na qual...

O que é? A psoríase é uma doença inflamatória crónica da pele, genética, não contagiosa, sem cura e de natureza autoimune, o que significa que surge quando o sistema imunitário emite sinais atípicos que aceleram o ciclo de crescimento das células da pele. Esta patologia afeta 1 a 3% da população e a maioria dos casos ocorre entre os 15 e os 30 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos de idade.

Quais os tipos?

- Psoríase em placas ou psoriases vulgaris, representa a grande maioria dos...

A vacina contra a gripe funciona? Sim. A vacina diminui muito o risco de contrair a infeção. Se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

As pessoas que devem ser vacinadas contra a gripe são as que têm um...

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caracterizada por sintomas respiratórios crónicos e persistentes (tosse, expetoração e dispneia) e limitação do fluxo aéreo derivado a anomalias das vias respiratórias e/ou alveolares, normalmente causadas pela exposição significativa a gases ou partículas nocivas.

As pessoas mais atingidas pela doença assumem, geralmente, comportamentos de risco, sendo que a idade (depois dos 40...

O que é a rosácea? A rosácea é uma doença inflamatória da pele relativamente comum, de evolução crónica, caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos à superfície, provocando eritema (vermelhidão) e sensação de calor na região central da face. É uma doença não contagiosa que surge habitualmente nos adultos entre os 30 e os 50 anos de idade, sendo mais frequente em mulheres com pele clara e fina. A rosácea afeta entre 1 a 10 por cento da população.

Quais são os sinais e sintomas da rosácea?

Os sinais e sintomas da rosácea são a ruborização fácil e...

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinala o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – 12 de outubro – dando a palavra a profissionais deste Departamento que, ao longo da última década, aí têm vindo a prestar cuidados a doentes com necessidades paliativas.

O que são os cuidados paliativos?

Definem-se como cuidados ativos, coordenados e globais, prestados por...

Como é a vespa-asiática ou vespa velutina? Tem a cabeça preta com face laranja ou amarelada, o corpo castanho-escuro ou preto, um segmento no abdómen amarelo-alaranjado na parte dorsal, as asas escuras e as patas castanhas com extremidades amarelas. Mede entre 17 e 32mm. Os seus ninhos são arredondados, podendo chegar a um metro de altura e até 80 centímetros de diâmetro. Cada um pode albergar entre 2 mil e 13 mil vespas.

Como se comporta?

É diurna e predadora de outras vespas, abelhas, entre outros insetos. O...