Olho Clínico

PUB.
NÃO DEIXE A HIPERTENSÃO ARTERIAL PASSAR DESPERCEBIDA

O QUE É?

Hipertensão arterial é uma doença crónica caracterizada por níveis elevados de...

SE TEM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 65 ANOS, ESTÁ GRÁVIDA, É PROFISSIONAL DE SAÚDE, TRABALHA NUMA INSTITUIÇÃO SOCIAL OU É PORTADOR(A) DE UMA DOENÇA CRÓNICA A VACINAÇÃO É GRATUITA!
O Dia Mundial da Saúde Mental celebra-se, anualmente, a 10 de outubro. O tema deste ano é “Saúde Mental para todos: vamos torná-la realidade”, em que o foco está em tornar os cuidados de Saúde Mental mais acessíveis a todos e dotar os cidadãos de recursos para cuidarem melhor da sua Saúde Mental e ajudarem outras pessoas.

Esta data comemorativa tem como objetivo centrar a atenção pública na Saúde Mental global e identificá-la como uma...

Setembro marca sempre regressos: ao trabalho, à escola, à rotina… e à correria! Muitas tarefas para organizar e o tempo contado ao minuto para cada uma.

No que toca à alimentação, também a tranquila flexibilidade das férias dá lugar a horários mais rígidos, pelo menos...

A fase escolar é marcada por transformações significativas na vida das crianças e adolescentes, a nível motor e psicossocial, pelo que é importante que os pais estejam atentos às queixas dos filhos e que intervenham na sua correção postural, a fim de criar bons hábitos preventivos.

Sensibilizar a população mais jovem a promover hábitos saudáveis e educá-los para uma postura vigilante em relação à...

O que é o isolamento social? • O isolamento social é a falta de contacto social, principalmente: • Ausência de contacto social ou familiar • Ausência de envolvimento na comunidade ou com o mundo exterior • Ausência ou dificuldade no acesso a serviços

Quem pode sofrer de isolamento social?
Qualquer pessoa, homens e mulheres, em todas as fases do ciclo da vida...

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio assinala-se anualmente a 10 de setembro. Esta data foi instituída, em 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias específicas pelos diferentes países. O suicídio é, concetualmente, uma “morte provocada por ato levado a cabo pelo indivíduo com intenção de pôr termo à vida” (Plano Nacional de Prevenção do Suicídio).

Segundo um relatório divulgado pela OMS, o suicídio é responsável por cerca de 800 mil mortes a cada ano, mais do...

Com a transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, que foi acompanhada de um alívio das medidas de confinamento, é fundamental redobrar as medidas de proteção para prevenir a infeção COVID-19. Apesar de, atualmente, o confinamento ser obrigatório apenas para pessoas infetadas por COVID-19 e em vigilância ativa por suspeita de infeção, existe o dever cívico de recolhimento, pelo que deve sair de casa apenas se necessário e deve fazê-lo em segurança.

Se tiver de sair de casa reforce as medidas de prevenção da infeção

- Lave as mãos com água...

Durante uma crise como a que atravessamos, associada à pandemia de COVID-19, é normal que possa sentir-se assustado, ansioso ou preocupado. O fluxo contínuo de notícias na televisão e na internet sobre a pandemia, o vírus e todos os acontecimentos associados sucedem-se de forma rápida, o que pode ser perturbador. Com grande facilidade ficamos demasiado envolvidos no que se está a passar.

Alguns dos sintomas e sinais de ansiedade podem ser:
• Medo;
• Dificuldade em adormecer;
•...