Tio João

O sabor das merendas ao ar livre

Como estão os leitores da página do Tio João?

As primeiras semanas deste Outono têm sido muito secas e quentes para a época. Este ano o vinho não foi ‘baptizado’ com água, porque não tem chovido durante as vindimas. Aqueles que gostam que as uvas se colem às mãos, são os que estão a fechar as portas das vindimas. É raríssimo fazer-se a água-ardente com temperaturas máximas de 27/28 graus, como tem acontecido nos últimos dias. Ao nível de condições do tempo, pode dizer-se que é a continuação do sumário da lição anterior.

Outubro a entrar, toca a vindimar

Olá gentinha boa e amiga.

Já estamos no mês de Outubro, acabadinho de entrar. No primeiro dia deste mês assinala-se o Dia Mundial da Música e também o Dia Internacional do Idoso. Ao longo do mês teremos diariamente vários temas que vamos desenvolver, não esquecendo que, no último fim-de-semana, terá lugar o Magustão dos 30 anos da Família do Tio João, uma vez mais em Vinhais, no maior assador de castanhas do mundo.

Inocência com 105 anos de idade

Olá, como estão os leitores da página do Tio João?

No dia 23 entrou o Outono e o Verão despediu-se em lágrimas, pois no sábado tivemos uma chuva bem caidinha.

A partir de agora e até à entrada do Inverno (dia 22 de Dezembro), os dias serão cada vez mais pequenos. Por isso é que o povo diz que “no Outono, o sol tem sono”.

Já começaram as vindimas nas nossas terras. O primeiro a vindimar na aldeia de Paredes (Bragança) foi o tio Estevinho, no dia 15.

O tio Alcino Silva, de Vinhais, continua a bater na tecla de que as pessoas devem deixar “amadurar” mais as uvas, porque se não o vinho ‘vira’ para vinagre. Todos os nossos tios que ainda não fizeram a vindima, já têm o dia marcado, por causa das ‘torna jeiras’.

A faina da apanha da amêndoa

Olá gente boa e amiga!

Férias com fé na Senhora da Serra

Como estão os leitores da página do Tio João?

No passado Domingo, dia 8, festejámos a Natividade de N.ª Sr.ª, tendo-se realizado na nossa região três grandes romarias: N.ª Sr.ª da Serra, no alto da Serra de Nogueira (Bragança), N.ª Sr.ª do Naso, na Póvoa (Miranda do Douro) e N.ª Sr.ª dos Remédios, em Tuizelo (Vinhais).

Em Setembro colhendo e comendo

Olá gentinha boa e amiga!

Já estamos no nono mês do ano, Setembro, mês das vindimas, quando entra o Outono. Como balanço do mês de Agosto, a fábrica de fazer amigos angariou 38 novos participantes activos para a família. Além das festas, casamentos, baptizados e almoços convívio que tiveram lugar durante este mês, também temos que realçar uma tradição da aldeia de Grijó de Parada (Bragança) que, na festa de S. Roque, realiza a bênção dos animais (foto). Antigamente benziam-se vacas, burros, cavalos e outros animais, mas na actualidade só se benzem as ovelhas e os cães, que tiveram o seu dia mundial no passado dia 26 de Agosto, assinalado no nosso programa pelo tio António Cavalheiro, de Vilarandelo (Valpaços), que dedicou uns versos ao eterno e fiel melhor amigo do Homem.

Senhora das Graças, a rainha de Bragança

Como estão os leitores da página do Tio João?
Já estamos a gastar os últimos cartuchos do mês de Agosto, aquele mês em que todos os dias há festas e romarias.

 

Montes de festas a 15 de Agosto

Olá gentinha boa e amiga!Já estamos no último terço do mês de Agosto. Todos os dias deste mês têm parecido feriados, porque há sempre festas, romarias, casamentos e baptizados, mas o dia 15 continua a ser o auge das festas, pois é feriado e dia santo de guarda, em honra da Assunção de Nossa Senhora. 

A tia Ester da moto quatro

Olá gentinha boa e amiga!
Nos últimos dias o Verão meteu férias, para alegria dos nossos agricultores, que vêem os seus campos dourados, com o ouro que caiu do céu. Esta água pinta aos castanheiros e oliveiras mas, como não há bela sem senão, quem está de férias o que quer é calor, para poder disfrutar das nossas praias fluviais e piscinas.

Estamos em Agosto com muito gosto

Olá familiazinha, gente boa e amiga.

Fez 6 anos, no passado dia 1 de Agosto, que a Rádio Brigantia abriu as portas à Família do Tio João. Em boa hora o fez, porque tem vindo a sentir-se um crescimento da família, em todos os aspectos, desde então: As participações aumentaram substancialmente e novos membros da família não têm deixado de se apresentar diariamente. Como é do conhecimento geral, o nosso programa é mais direccionado para uma faixa etária alta e, se é verdade que uns vão partindo, também não é menos verdade que outros, mais novos, se vão apresentado e envelhecendo connosco.