Seg, 17/09/2012 - 09:30
O resultado da votação foi conhecido no passado sábado à noite, numa cerimónia que decorreu em Tróia.
“É uma vitória de Trás-os-Montes e não apenas de Macedo de Cavaleiros. Nós já éramos uma maravilha da região, agora somos de todo o País”, realça o vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno.
O autarca acredita que com este galardão vai contribuir para atrair mais turistas e investidores na área do turismo. “A restauração e unidades hoteleiras vão beneficiar muito se o público aderir a esta maravilha”, acrescenta Duarte Moreno.
O município quer desenvolver alguns projectos naquela zona. “Com a crise estamos mais comedidos, mas vamos tentar fazer algumas coisas com os poucos recursos que temos”, garante.
Taxa
no estacionamento
Esta distinção traz agora responsabilidades acrescidas ao município em relação à manutenção do espaço.
Para contribuir para esta manutenção, a autarquia admite cobrar uma taxa nos parques de estacionamento. “Estamos a ponderar essa hipótese, encontrando uma forma de não penalizar quem visita o Azibo”, avança Duarte Moreno.
Depois da Alheira de Mirandela como Maravilha da Gastronomia, agora o distrito tem mais um reconhecimento de qualidade. O autarca acredita que em conjunto, os dois produtos poderão fazer a diferença.
A albufeira do Azibo pode, ainda, tornar-se num local de treino para os atletas olímpicos portugueses, ao nível do desporto náutico.
Depois da cerimónia, esta possibilidade foi debatida entre a autarquia e um dos elementos da dupla que conquistou uma medalha de prata na canoagem nos últimos Jogos Olímpicos de Londres, Fernando Pimenta.