Ter, 11/12/2007 - 12:21
“O Carolino [cunhado] adoeceu com um cancro no pâncreas. Depois de sair do hospital tinha algumas crises, continuou magrinho, mas tinha forças para trabalhar e orientar as crianças”, contou.
Por considerar que “um pai faz muita falta aos filhos”, decidiu pedir ajuda divina, quando a medicina já não dava resposta à doença do cunhado. “Foi um choque muito grande para toda a família”, recorda.
Irene de Jesus rezava várias vezes ao dia, acreditando que o santo “advogado das coisas impossíveis” ia dar vida ao pai dos seus sobrinhos. “Ainda viveu 23 anos. Quando faleceu, os filhos já estavam criados. Foi um verdadeiro milagre”, afirma.
Perante este feito, Irene decidiu comprar a imagem de S. Judas Tadeu, que colocou na Igreja matriz de Samil. Mais tarde, de acordo com as possibilidades financeiras, construiu uma capelinha ao santo milagreiro no cimo da aldeia. “Na altura estávamos a criar os nossos filhos e a vida no campo não dava para juntar dinheiro. Mas, em Outubro de 1976, consegui cumprir a promessa”, recorda com orgulho.
Espaço envolvente à capela vai ser transformado num local de lazer com um parque infantil
31 anos depois, Irene reuniu o dinheiro das esmolas deixadas pelos fiéis e construiu uma capela nova a S. Judas Tadeu. “Há muita gente das aldeias vizinhas que vem a esta capelinha para rezar ao santo. Tem feito verdadeiras maravilhas…”, lembra.
O templo, inaugurado e dedicado a 28 de Outubro passado (o dia de S. Judas Tadeu), representa um investimento de cerca de 31 mil euros, que foi pago com o dinheiro das esmolas e por Irene de Jesus.
No futuro, as dádivas deixadas pelos fiéis vão ser utilizadas para melhorar aquele espaço e para efectuar trabalhos de conservação na igreja da aldeia. “As esmolas reverterão, sempre, para a capela ou para a igreja. Não quero o dinheiro para mim”, sublinha, acrescentando que gostaria de colocar uns banquinhos ao pé do templo para o descanso das pessoas que vêm de longe.
O espaço envolvente à capela de S. Judas Tadeu também foi requalificado, o que transformou o largo à entrada da aldeia num local aprazível. “Vamos também requalificar um espaço que um habitante cedeu à capela num local de lazer com um parque infantil, para oferecermos melhores condições a quem nos visita”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Samil, Eduardo Portela.