class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-171737 node-type-noticia">

            

Seis candidatos na corrida à Câmara de Bragança

Ter, 01/09/2009 - 16:10


São cinco forças políticas e um candidato independente na corrida à Câmara Municipal de Bragança. PSD, PS, CDS-PP, CDU e BE já apresentaram os rostos que vão conquistar votos nas autárquicas do próximo dia 11 de Outubro. O candidato independente Humberto Rocha também conseguiu reunir todas as assinaturas necessárias para formalizar a candidatura à maior Câmara do distrito.

A primeira força partidária a revelar o nome dos candidatos foi a CDU. A coligação apresenta José Castro como cabeça de lista à Câmara e José Brinquete é o candidato à Assembleia Municipal (AM). À Junta de Freguesia da Sé avança Guilhermino Rodrigues e António Teles ocupa o primeiro lugar na lista à Junta de Santa Maria.
Os comunistas apresentaram, ainda, listas às autarquias de Rabal, Macedo do Mato, Mós e Izeda.
Já o PSD aposta nas escolhas de Jorge Nunes para conquistar as freguesias socialistas e manter o comando na Câmara da capital de distrito. Os sociais-democratas, que já inauguraram a sede de campanha, são a única força política a apresentar listas nas 47 freguesias do Mundo Rural.
O partido laranja aposta em Luís Afonso como candidato à AM, ao passo que Paulo Xavier e Jorge Novo apresentam as recandidaturas às Juntas de Freguesia da Sé e de Santa Maria, respectivamente.

PSD é o partido que apresenta mais candidatos no concelho de Bragança

Os socialistas também estão na corrida com Jorge Gomes na linha da frente. O ex-governador civil é o rosto do PS ao município, ao passo que Mota Andrade encabeça a lista à AM. O partido rosa aposta, ainda, em Carlos Alves para conquistar a maior freguesia da cidade e em Pedro Rêgo para conquistar votos em Santa Maria. No Mundo Rural, o PS tem candidatos a 45 freguesias, deixando a descoberto Rio Frio e Serapicos.
O CDS-PP não apresenta listas nas aldeias, concentrando a campanha eleitoral na cidade. Guedes de Almeida é o rosto à Câmara, reforçado por Couto Elias à AM e Helena Montins à Junta da Sé.
Já o Bloco de Esquerda elegeu Liliana Gonçalves para encabeçar a lista à Câmara e Luís Vale volta a candidatar-se à AM. O Bloco faz-se representar, ainda, às Juntas da Sé, Santa Maria, Samil e Gondesende.
O independente Humberto Rocha conseguiu ultrapassar os obstáculos e apresentar listas à Câmara, Assembleia, às duas freguesias da cidade e a 13 das 47 freguesias do Mundo Rural.