class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-174914 node-type-noticia">

            

UDEP quer paragem de autocarro

Ter, 19/04/2011 - 12:14


Os utentes da Unidade de Saúde da Quinta da Trajinha reivindicam uma paragem do Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (STUB) na Av. Cidade de León, junto à entrada deste serviço do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

Recorde-se que, além da Unidade de Doentes de Evolução Prolongada (UDEP), no local funciona a Unidade Pedopsiquiatria, bem como a Fisiatria e Fisioterapia.
Após algumas queixas das pessoas que se deslocam àquela Unidade, os colaboradores que exercem funções na Quinta da Trajinha até já fizeram chegar um comunicado, ao Conselho de Administração do CHNE para interferir junto da Câmara Municipal de Bragança (CMB).
No entanto, o Jornal NORDESTE contactou o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, que garantiu que a autarquia não recebeu, até ao momento, nenhum pedido para o prolongamento da linha vermelha, que é aquela que serve o Centro de Saúde de Santa Maria.
O autarca explica, ainda, que esta questão não se resolve com a simples colocação de um abrigo, visto que a Avenida Cidade de Léon não é servida pelos transportes urbanos, o que obrigaria o município a alargar o serviço das linhas que já existem.
Rui caseiro afirma que a autarquia está aberta a estudar a hipótese de alargar as linhas de transportes urbanos, desde que haja procura que justifique a passagem dos autocarros urbanos na Avenida Cidade de Léon.

Autarquia afirma que está disponível para estudar o alargamento das linhas de transportes urbanos

“A linha vermelha, que é a que serve o Centro de Saúde de Santa Maria, já é muito extensa, pelo que o alargamento poderia traduzir-se em alguns transtornos para as pessoas, uma vez que aumentaria o tempo de espera. No entanto, desde que haja um número de utentes que o justifique é uma hipótese a considerar”, realçou o vice-presidente da CMB.
A distância e o declive do percurso entre o Centro de Saúde de Santa Maria e as Unidades de Saúde do CHNE dificultam a vida aos utentes que se deslocam para as especialidades médicas, bem como das pessoas que visitam os doentes internados na UDEP. A situação agrava-se quando se trata de pessoas que levam crianças pequenas que têm que transportar ao colo ou quando as pessoas têm dificuldades motoras.
No entanto, Rui Caseiro adianta que a colocação de uma paragem junto ao cruzamento não iria resolver o problema das pessoas que têm dificuldade em movimentar-se, uma vez que teriam que percorrer a pé a distância até àquela Unidades de Saúde.