Alfândega promove livro e leitura

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 15:27


Uma árvore diferente, cujas folhas são palavras, os frutos livros e o alimento letras, foi o pretexto para trazer à Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé os alunos das escolas do primeiro ciclo de todas as freguesias.

Em cena estiveram dois jardineiros, que um dia encontraram um livro caído de uma árvore, mas estava sem as folhas das histórias onde entrava a raposa. Reparam também que havia folhas caídas com desenhos da raposa e outras com mensagens escritas. A árvore estava pedir auxílio e, com a ajuda das crianças, os dois jardineiros começaram a recuperar a história da raposa.
As crianças foram construindo histórias com a ajuda das folhas caídas e dos jardineiros. No final, e para que as histórias da raposa não voltassem a desaparecer, estas foram contadas.

Crianças aprendem
a ler a brincar

Durante a iniciativa, as crianças tiveram oportunidade de assistir e ouvir excertos de diversos romances e de os comparar com aquelas que foram surgindo durante a actividade.
A "Árvore Livreira" é um atelier de leitura encenado, que constitui uma forma de alargar a capacidade de leitura através de actividades lúdicas, de estimular a criação narrativa e desenvolver a expressão oral e escrita, para que o livro permaneça no centro da animação da leitura.
Esta iniciativa insere-se num conjunto de acções, que estão a ser levadas a cabo pela Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.