Aluna de Bragança ganha concurso literário

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 14:29


Cátia Tavares, aluna do 4º ano da Escola EB1 nº 10 do Campo Redondo, em Bragança, foi a grande vencedora do concurso literário António Mota 25 anos de história, intitulado “Vamos brincar aos escritores a sério”.

A aluna deu asas à imaginação e optou por dar um final diferente à história “Prendas de Natal” da obra “Abada de Histórias”, do escritor António Mota.
A história do autor fala duma escola com péssimas condições, onde os alunos e o professor recebem, na época natalícia, umas meias para se protegerem do frio.
Cátia Tavares optou por uma história diferente. “No meu conto as meias que a menina oferece ao professor e às crianças são mágicas, por isso, tudo o que eles desejavam concretizava-se e eles só queriam uma escola com melhores condições”, conta Cátia Tavares.
Desta forma, o sonho das crianças da história realizou-se e a aluna de Bragança arrecadou o primeiro prémio deste concurso literário de âmbito nacional.

Gosto pela leitura
motivou a aluna

Esta posição de liderança fez de Cátia a “estrelinha” da escola e, ao mesmo tempo, deixou os colegas e as professoras muito contentes.
“A primeira coisa que fiz quando recebi a notícia foi contar aos meus pais, ao meu irmão e também contei a todos os meus amigos. Fiquei mesmo muito contente, porque não estava à espera de ganhar”, confessa a vencedora.
Cátia diz que, inicialmente, não estava muito motivada para participar, porque tinha algum receio, mas a professora Maria do Céu Pires acabou por incentivá-la a concorrer.
“Na altura disponibilizaram-se três crianças para participar no concurso, mas só a Cátia é que acabou por ir até ao final”, enfatiza a professora.
Maria do Céu Pires recordou que, apesar de não estar à espera que a aluna vencesse, quando leu o texto ficou com a esperança duma boa classificação.

Resultado revela
empenhamento da escola

A vitória da Cátia foi também uma forma de sensibilizar as outras crianças a interessarem-se mais pela leitura.
A coordenadora daquele estabelecimento de ensino, Odete Esteves, refere que este resultado revela o esforço anual dos alunos e professores, uma vez que a preocupação da escola é fomentar o interesse das crianças pela língua portuguesa.
“A leitura é a base de todas as disciplinas e é nisso que temos centrado o nosso trabalho. Este prémio recebido por esta aluna é o reconhecimento desse trabalho”, acrescentou a responsável.
A leitura é um dos passatempos preferidos de Cátia que confessa estar muito satisfeita com o prémio. “Vou receber a colecção toda dos livros do António Mota, uma máquina fotográfica digital e, no próximo livro do autor, também vai ser publicada a minha história”, esclarece a aluna.
O prémio vai ser entregue no próximo dia 23, no Porto, pelo escritor António Mota.