Estrada da Bouça vai ser melhorada

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:31


A Estrada Nacional 315, que liga o cruzamento da Bouça à entrada no IP4, na zona Norte de Mirandela, vai sofrer obras de requalificação do piso e da alteração do traçado.

Neste momento, foi, apenas, lançado o concurso para a elaboração do projecto de avaliação da beneficiação daquela estrada do concelho de Mirandela, que tem um prazo de execução de nove meses.
Segundo o delegado distrital das Estrada de Portugal, Cordeiro Fernandes, antes dos trabalhos começarem é fundamental avaliar o estado da obra, nomeadamente do pavimento, para se corrigirem os problemas que levaram à danificação daquela via.
“Esta estrada construída há cerca de 24 anos, deteriorou-se num curto espaço de tempo. O mau estado em que se encontra deve-se ao excesso de tráfego pesado”, assegura o responsável.
Contudo, o presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano, tem uma posição diferente e considera lamentável que esta via tenha chegado ao mau estado em que se encontra.

Estrada nunca sofreu obras

“Esta estrada nunca sofreu obras desde que foi construída. Por isso a falta de manutenção ligada ao elevado número de camiões que passam ali diariamente são os responsáveis pela danificação do piso”, enfatiza o edil.
José Silvano salienta, ainda, que esta “é a pior estrada do distrito de Bragança”, apesar de ser um dos troços mais importantes na ligação ao IP4.
De acordo com o delegado distrital das Estradas de Portugal, a requalificação da EN 315 “é uma obra complexa”, devido ao excesso de tráfego de pesados que faz diariamente aquele trajecto.
Por isso, a par do estudo de tráfego e das capacidades do pavimento, que vai ser levado a cabo, também vai ser avaliada a alteração do traçado deste itinerário, com vista ao desvio do trânsito das localidades.
O presidente da CMM refere, ainda, que esta obra já foi reclamada, como prioritária, há cerca de cinco anos, devido ao mau estado em que se encontrava o piso.
No entanto, os trabalhos de beneficiação da EN 315 tornam-se cada vez mais prementes, uma vez que o mau estado da via se tem vindo a acentuar nestes dois últimos anos, devido à construção de centrais de britagem em Vale de Telhas, Vale Salgueiro e Mirandela.

Camiões danificam o piso

O transporte de inertes é feito diariamente em veículos pesados, o que tem contribuído para piorar o estado deste itinerário. O trajecto entre Vale de Telhas e Mirandela, pela EN 315, chega a ser percorrido todos os dias por cerca de 50 camiões.
Esta via, que é um dos principais pontos de acesso da zona Norte de Mirandela ao IP4, serve, no mínimo, três mil pessoas de seis freguesias deste concelho. Os habitantes das freguesias da Bouça, Vale de Telhas, Cabanelas, Vale Gouvinhas, Vale Salgueiro e Abambres são os mais afectados com o mau estado daquela estrada.
Esta obra, com início previsto para o terceiro trimestre do próximo ano, vai custar mais de cinco milhões de euros.
Num estado de execução mais avançado encontra-se a construção da variante à EN 213, entre Valpaços e Mirandela, um troço paralelo à EN 315.
Trata-se de dois investimentos para a mesma zona, que vão permitir uma maior mobilidade das populações dos concelhos de Valpaços e Mirandela.
Esta obra, que vai ligar o IP4 ao IP3, foi orçada em cerca de 18 milhões de euros e poderá estar pronta em cerca de um ano e meio.