Muralha carregada de História

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:16


Intervenção arqueológica ajuda a compreender cerca de mil anos de História de Miranda

Está a decorrer em Miranda do Douro uma intervenção arqueológica que visa ajudar a compreender cerca de mil anos de História daquela cidade.
A iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal, com a coordenação de técnicos do Gabinete Técnico local (GTL)
Para já, o primeiro passo é pôr a descoberto um pano de muralhas com cerca de 50 metros de extensão, situado à entrada da localidade, e que fazia parte da primeira cerca da velha fortaleza medieval. A intervenção custará cerca de 175 mil euros, estando previsto a final da empreitada para o mês de Junho.
Segundo o autarca local, Manuel Rodrigo, “esta primeira intervenção visa engrandecer o centro histórico da cidade”. Para tal, “já está aprovado um contrato programa que envolve a requalificação de toda a área envolvente à cintura de muralhas”, acrescentou o edil.
A zona que está a ser posta a descoberto envolve o perímetro de muralhas da zona norte do antigo castelo de Miranda do Douro.
Esta parte da muralha está datada do século X e fazia parte de uma fortaleza que teve grande importância no contexto da reconquista do vale do Douro aos muçulmanos.
Este reduto defensivo tinha por objectivo abrigar as populações em épocas de violentas batalhas.

Defesa contra os castelhanos

Entretanto, já no século XVII, a muralha foi adaptada aos novos contexto bélicos da altura para suportar artilharia pesada, na defesa da fronteira portuguesa contra o invasor castelhano.
De acordo com Ernesto Vaz, arqueólogo do GTL, “a intervenção visa, igualmente, entender dois períodos de História local separados por 700 anos, a partir da recolha de dados da origem da primeira cerca”.
Por isso, a intervenção em curso é arqueológica e arquitectónica simultaneamente. Ou seja, os técnicos pretendem alargar as velhas muralhas que foram destruídas pela explosão do paiol da pólvora durante a guerra do Mirandum, no século XVII, que destruiu, quase por completo, a velha fortaleza medieval mandada erguer por D.Dinis.

Francisco Pinto