Proibido nadar na Foz do Sabor

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 14:32


Até final da época balnear, a Foz do Sabor vai estar interdita a banhos. O problema arrasta-se desde 2002, altura em que a Direcção Regional do Ambiente do Norte (DRAN) decidiu retirar aquela praia fluvial da lista nacional de zonas balneares.

As análises realizadas em Agosto do ano passado vieram agravar a situação, dado que os técnicos da DRAN detectaram a presença de salmonelas nas águas da Foz do Sabor, cujo aparecimento está ligado à forte concentração de substâncias fecais.
Segundo a directora de serviços de Monitorização Ambiental da DRAN, Rosário Norton, a praia da Foz do Sabor vai continuar de fora da listagem nacional de zonas balneares, na melhor das hipóteses, até finais de Setembro. “A qualidade da água está a ser monitorizada e, no final da época balnear, vamos decidir se a Foz do Sabor mantém a designação de praia fluvial ou se vai ser retirada definitivamente”, revelou Rosário Norton.
Após três anos de análises e resultados “não conformes”, a DRAN acabou por colocar uma placa na praia da Foz do Sabor a alertar os banhistas que a zona está interdita à prática balnear. O aviso, contudo, foi retirado da praia e os banhistas continuam a refrescarem-se naquela zona, tal como o Jornal NORDESTE constatou na passada quinta-feira.

Câmara reforça tratamento de esgotos

Rosário Norton desresponsabiliza a DRAN por esta situação, alegando que o Ministério do Ambiente “não pode andar, constantemente, a repor as placas que são retiradas por vândalos ou por pessoas a quem interessa esconder o facto da praia estar interdita à prática balnear”.
Com ou sem placa, o certo é que as análises à água ainda não convencem os técnicos da DRAN. “O Ministério do Ambiente achou por bem não designar a praia enquanto não forem efectuadas diversas obras ao nível do saneamento”, revela a responsável.
Confrontado com esta situação, o vice-presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (CMTM), José Aires, garante que as análises efectuadas pela delegação de Saúde de Bragança abrem boas perspectivas. “Os resultados das análises que têm vindo a ser apresentadas em reunião de Câmara são aceitáveis a até já houve colheitas com o resultado de bom”, assevera o autarca.
Apesar de tudo, a edilidade reconhece que é preciso reforçar o sistema de tratamento de esgotos para evitar descargas violentas no Sabor. Tanto assim é que, antes do Verão, deverá entrar em funcionamento a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Torre de Moncorvo, que servirá a vila e parte do concelho.

Fossas substituídas por ETAR

A zona da Foz do Sabor, por seu lado, será contemplada com uma ETAR compacta, que substituirá as fossas cépticas que já acusam o peso da idade. “Continuamos a fazer investimentos na Foz do Sabor e tudo vai melhorar com a ETAR da vila e com a ETAR compacta, mas o Douro, onde desagua o Sabor, corre muito poluído e a praia fluvial apanha com muita coisa”, alega José Aires.
Para além das infra-estruturas de tratamento de esgotos, a autarquia já construiu um bar, casas de banho e prepara-se para avançar com uma piscina fluvial.
O presidente da CMTM, Aires Ferreira, garante que a edilidade vai continuar a investir na Foz do Sabor e lança algumas críticas à DRAN. “Não tenho conhecimento dessa interdição, mas já estamos habituados a esse tipo de informações do Instituto Nacional da Água, porque há técnicos que gostam de ser mais papistas que o Papa”, lamenta Aires Ferreira.
Com mais uma época balnear em curso, está de volta o braço de ferro entre a autarquia e as autoridades ambientais, pelo menos até Setembro.