Qui, 23/04/2015 - 00:46
Ana Rita Santos é a nova presidente da Federação da Juventude Socialista de Bragança. Coordenadora da concelhia da JS de Freixo de Espada à Cinta há cerca de um ano e meio, a jovem de 22 anos encabeçou a única lista a sufrágio, eleita por 19 dos 40 delegados da JS distrital que podiam exercer o seu direito de voto.
As votações decorreram em Vinhais, no passado sábado, no âmbito do X Congresso Federativo da JS de Bragança. A Federação da JS de Bragança estava sem representante há cerca de um ano, altura em que Nuno Miranda abandonou o cargo. Ana Rita Santos considera que esta era a altura ideal para avançar com a candidatura. “Decidi apresentar esta candidatura depois de me ter sido lançado um repto por vários militantes de toda a estrutura da Federação da JS, visto que nós estivemos um período muito longo sem qualquer tipo de actividade. Achei necessário porque todas as concelhias precisam de uma nova força e essa força é a Federação”, frisa a jovem.
Daqui a oito meses, a Federação da JS de Bragança vai novamente a votos, à semelhança das restantes federações nacionais. Ana Rita Santos vai ter, por isso, um mandato mais curto do que os habituais, que são de dois anos. Ainda assim a representante distrital da JS está convicta de que vai conseguir mobilizar os jovens para que votem no partido nas próximas eleições legislativas e quer também lutar pela manutenção das licenciaturas do Instituto Politécnico de Bragança. “Temos um mandato curto e temos que nos focar, principalmente, nas eleições legislativas. Focar-nos na mobilização dos jovens no distrito de Bragança, não deixar mal o papel que o Partido Socialista de Bragança tem vindo a ter ao longo destes 4 anos de interregno do nosso governo. Vamos apostar na formação autárquica dos jovens e na manutenção das licenciaturas do IPB, não faz sentido que algumas passem a ser cursos profissionais”, revela a jovem.
Além da eleição da nova lista da Federação da JS de Bragança, o X Congresso Federativo serviu também para aprovar as Moções Globais de Estratégia da Juventude Socialista para os próximos oito meses. O congresso contou com a participação de cerca de 80 militantes e simpatizantes do Partido Socialista.