Ter, 26/02/2008 - 10:48
Os alunos de língua mirandesa vão receberam, na passada quinta feira, o livro “Las mies purmeiras palabras an mirandês” (As minha primeira palavras em mirandês), de forma gratuita.
O manual é composto por cerca de 70 entradas ilustradas e ajustadas à realidade mirandesa, que, no entender de Antonino Bárbolo Alvos e Duarte Martins, mentores da iniciativa, “ são os alicerces para quem quer aprender a falar a ‘ lhéngua’”.
A edição de “Las mies purmeiras palavras an mirandês” nasceu de um outra obra editada pela Academia de Língua Asturiana com o título “El mio vocabularium n’asturianu.”
O patrocino para a concepção e apresentação desta trabalho teve como parceiros o município de Miranda do Douro e a EDP – Energias de Portugal.
A cerimónia de entrega do “ manual” inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional das Língua Materna.
Autores do manual receberam felicitação da UNESCO pelo empenho na iniciativa
Segundo António Bárbolo, um dos autores do livro, o mirandês é ensinado nas escolas do concelho desde 1985, mas de uma forma “had-hoc”, visto que os professores não têm material de apoio.
“Não queremos que este livro se dirija, apenas, aos alunos e professores de mirandês. Queremos que seja para todos aqueles que queiram aprender as primeiras palavras desta língua”, frisou o responsável.
“Las mies purmeiras palavras an mirandés” teve uma tiragem de dois mil exemplares. A maioria dos livros destina-se aos alunos e os restantes serão colocados à venda nas livrarias do concelho de Miranda do Douro.
“ O propósito do livro é preencher uma lacuna existente em termos de ensino do vocabulário, pelo que é destinado sobretudo aos mais novos”, observa António Bárbolo.
Os autores do livro já receberam uma felicitação da UNESCO pelo empenho na iniciativa.
O “Dia Internacional da Língua Materna” foi assinalado em Miranda Douro com uma série de actividades com música pela ruas e nas escolas do concelho, onde a palavra de ordem foi “ La boç de la lhéngua”(A voz da língua).