Ter, 20/04/2010 - 10:29
Os novos meios de socorro foram inaugurados, ontem, pela ministra da Saúde, Ana Jorge, que garantiu que a entrada em funcionamento do helitransporte não está directamente ligada com o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) anunciada no âmbito da reestruturação da rede de cuidados de saúde primários. “O helicóptero vai ficar a funcionar durante algum tempo, para ver como as coisas estão a correr, depois logo se verá. Neste momento, não está nada em causa, como o encerramento ou alteração dos horários que estão neste momento em funcionamento”, garantiu a governante.
A tripulação do “Heli INEM Macedo de Cavaleiros” é constituída por um médico e um enfermeiro, com diferenciação na área da emergência. A missão do helicóptero, que se destina, sobretudo, ao socorro primário, é fazer o transporte das vítimas do local das ocorrências para as unidades hospitalares.
A funcionar desde o início do mês, este meio de socorro tem, em média, uma saída por dia, somando um total de nove accionamentos, sendo sete primários e os restantes secundários. Em, apenas, duas situações, o helicóptero não conseguiu sair devido ao mau tempo.
Helitransporte regista, em média, uma saída por dia, tendo já registado nove ocorrências desde o início do mês
A operar no distrito de Bragança, este meio também abrange grande parte do concelho de Vila Real, bem como a parte Norte da Guarda e de Viseu, abrangendo cerca de 476.194 habitantes.
Já os hospitais de destino dos doentes helitransportados são Bragança, Vila Real, Viseu, as unidades de saúde do Grande Porto, bem como hospitais de Lisboa ou Coimbra, sempre que os problemas de saúde justifiquem a transferência para estes locais.
Esta aeronave foi adquirida pelo Ministério da Saúde, juntamente com mais duas, através de concurso público internacional, daí o atraso na vinda deste meio de socorro, previsto, inicialmente, para 2008. O meio aéreo apresenta características de leveza e de facilidade de manobra que permite aceder e aterrar nos locais das ocorrências com mais facilidade.