Olhe pelas costas dos seus filhos!

PUB.
A fase escolar é marcada por transformações significativas na vida das crianças e adolescentes, a nível motor e psicossocial, pelo que é importante que os pais estejam atentos às queixas dos filhos e que intervenham na sua correção postural, a fim de criar bons hábitos preventivos.

Sensibilizar a população mais jovem a promover hábitos saudáveis e educá-los para uma postura vigilante em relação à coluna é indispensável.
As dores nas costas das crianças podem ser provocadas por inúmeros fatores, sendo os principais relacionados com uma má postura à secretária ou à mesa, um excesso de carga no transporte das mochilas, falta de exercícios de fortalecimento muscular da zona lombar e um aumento dos hábitos sedentários (muitas horas sentados), obesidade, assim como o excesso de tempo passado nos dispositivos móveis (telemóveis, tablets, computadores portáteis…). Também algumas lesões ou quedas podem acabar por gerar episódios pontuais de dores na coluna.
 
Cuidados a ter:

• Uso de tecnologias
Controle os horários de uso destes aparelhos e limite o seu uso, instituindo pausas obrigatórias. Assegure-se de que no momento da utilização as costas estão bem apoiadas e que o dispositivo não obriga a que tenham a cabeça inclinada. Ensine-os a movimentar o pescoço de um lado para o outro tocando nos ombros, para aliviar a tensão na região cervical.

• Postura à secretária
Tente corrigir a postura junto dos seus filhos enquanto estão a desenvolver hábitos. Embora não possa controlar a mobília utilizada na escola, pode fazer algumas mudanças em casa com o uso de uma cadeira confortável com um apoio lateral (nos braços), com um ângulo reto mas não rígida, e que acompanhe as costas enquanto fazem os trabalhos de casa. Os seus pés devem também estar bem apoiados no chão, num ângulo de 90 graus.

• Peso das mochilas
Procure pesar as mochilas e incentive o seu filho a organizar e planear os materiais necessários para cada dia de escola, evitando sobrecargas desnecessárias. Confirme também se a escolha é a mais adequada, se distribui o peso uniformemente, se tem as alças ajustáveis, um encosto maleável e divisórias que ajudem na distribuição do peso, não existindo oscilação.

• Prática de exercício físico 
O exercício físico deve ser promovido tanto dentro como fora da escola. É recomendada a prática de desportos aquáticos pela ausência de impacto nas articulações, o que permite uma liberdade de movimento e normalidade na respiração e circulação, benéficas ao desenvolvimento da criança.

• Colchão
Uma almofada adequada e ortopédica, assim como um bom colchão, são sempre fatores a ter em consideração. A relação entre a cabeça e o tronco da criança é diferente da do adulto, devendo as suas almofadas, por esse motivo, ser mais baixas. 
• Stress
O excesso de trabalhos de casa ou a dificuldade em executá-los podem ser algumas das razões para a ansiedade sentida pela criança, desenvolvendo tensões musculares desproporcionais e dores nas costas. Ajude-a criando tempo livre para que possa brincar e ser criança. Inscreva-a também em atividades desportivas, para que trabalhem diferentes grupos articulares e musculares. 

• Valorizar as queixas
É importante escutar sempre as queixas dos filhos e saber identificar os sinais.

Saúde e segurança

Olhe pela saúde postural dos seus filhos. E em caso de dúvida não hesite em contactar a equipa de Saúde Escolar, onde profissionais especializados estarão aptos e disponíveis para o(a) esclarecer, diretamente no estabelecimento de ensino, tanto nesta como noutras questões relacionadas com o bem-estar dos mais novos. 
Igualmente importante, neste regresso à escola, é a adoção de medidas de proteção contra a COVID-19, como o uso da máscara, a higienização frequente e correta das mãos, o distanciamento físico e a etiqueta respiratória.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deseja que este seja um bom ano letivo e muito saudável!