class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162159 node-type-noticia">

            

Soeima

Ter, 30/08/2005 - 18:43


A aldeia de Soeima, que dá o nome à freguesia, situa-se na encosta sul da serra de Bornes, a 14 quilómetros de Alfândega da Fé, e tem a particularidade de estar a cerca de mil metros de altitude, pelo que dali se avistam dezenas de outras localidades, deste concelho e dos concelhos vizinhos.
A população de Soeima, que conta com 207 eleitores, dedica-se essencialmente à agricultura, sendo de destacar a qualidade da castanha e da batata que se produz no seu termo.
O nome Soeima evidencia a antiguidade da povoação, uma vez que é de origem moçárabe. Mas não se conhecem na zona outros vestígios de povoamentos antigos. Realiza-se uma festa em honra de S. Pelágio, no mês de Junho.