class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162418 node-type-noticia">

            

Milhares de pessoas nos Gorazes

Ter, 18/10/2005 - 15:00


A VII Feira dos Gorazes, que teve início na passada quinta-feira e terminou anteontem, recebeu a visita de cerca de 30 mil pessoas.

A melhoria das condições do recinto onde decorreu o evento foi um forte contributo para o sucesso do certame, que, este ano, junto cerca de 150 expositores.
De acordo com José Gomes, empresário no ramo da metalomecânica, as condições melhoram muito tanto para os expositores como para os visitantes. “Este ano já não se andou com os pés na lama e foram criadas outras condições para expor os produtos”, acrescentou o empresário.
Na área da restauração, os expositores garantem que as condições também melhoraram. Ramiro Teixeira, comerciante de Mondim de Basto, conta que vem à Feira dos Gorazes há mais de 30 anos e garante que as condições melhoraram muito. “Agora é só encostar a viatura e tenho logo à mão água canalizada, electricidade e um piso que não levanta poeira ou lama”, salienta este comerciante.
A intervenção no recinto do Parque Municipal de Exposições custou cerca de 1,5 milhões de euros, suportados pela autarquia local.

Condições agradam
aos comerciantes

Apesar da melhoria das condições para os expositores, os comerciantes continuam a falar em crise nos negócios. “ As pessoas passam, mas são poucas as que compram” lamentaram alguns expositores.
No entanto, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM) garante que os Gorazes representam um certame que se vai afirmar pelo seu volume de negócios e não pelos atractivos em termos de espectáculos.
O presidente da ACISM, Horácio Sá, salienta que, dado o elevado número de visitantes e expositores é importante construir uma nave coberta, para fazer face às necessidades em termos de espaço.
“Neste momento podemos afirmar que, este ano, a feira dos gorazes foi a maior em termos de negócios”, concluiu Horácio Sá.
Para já, a ACISM começa a ter outras preocupações em termos organizacionais, nomeadamente a qualidade face à quantidade de expositores. No entanto, a organização confessa que é sempre complicado conjugar estes dois factores.
O grande dia da feira foi no passado sábado, altura em que milhares de pessoas percorreram a as artérias da vila de Mogadouro.
A feira dos Gorazes também foi marcada pela presença de um grande número de visitantes espanhóis, uma vez que, este ano, a ACISM voltou a apostar na promoção do certame do outro lado da fronteira.