Ter, 18/10/2005 - 15:25
Durante as jornadas foram especificadas várias tentativas de desenvolvimento entre estas duas regiões do Douro, nas mais diversas vertentes.
Este encontro contou com a presença de especialistas de universidades portuguesas e espanholas, que analisaram as realidades fronteiriças dos dois países.
Segundo o presidente da AMDS, Morais Machado, o turismo é fundamental para o desenvolvimento da região, dadas as suas características paisagísticas e a sua localização em pleno Parque Natural do Douro Internacional.
Desenvolver o turismo
O autarca vinca a opinião que as áreas protegidas devem ser promotoras de bem-estar e não impeditivas para tomar decisões, que possam melhorar o modo de vida das populações que vivem neste locais.
O turismo abrange várias áreas, mas, neste caso, o sector económico pode ser um dos principais motores de desenvolvimento regionais.
Para o efeito, é preciso canalizar esforços neste sentido, para melhorar as condições de vida das populações e, ao mesmo tempo, atrair cada vez mais visitantes.
Naquela zona, o eco turismo, o turismo rural, o turismo natureza e de aventura têm um papel de destaque nesta matéria.
Outra das questões deixadas pelo autarca de Mogadouro prende-se com a forma como se vai pôr em prática uma estratégia de turismo, para atrair pessoas. “Neste sentido, é importante recorrer à profissionalizarão dos promotores turísticos da região, pelo que o município de Mogadouro está a ponderar criar um gabinete de apoio ao investidor turístico”, concluiu Morais Machado.