Ter, 25/10/2005 - 16:10
São princípios que, com um ou outro ajuste podem ser seguidos por homens e mulheres. Muito embora tenha dedicado já um artigo completo à mulher, creio que é chegado o momento de me dirigir mais especificamente a este sector da população.
A imensa maioria das mulheres procuram, no trabalho regular com pesos, uma aparência próxima das atletas de fitness e não das culturistas de competição. Inclusive, existe uma elevada percentagem que se assustam com aquilo que consideram um excessivo nível de músculos apresentado por essas atletas de fitness. É a esse sector da população feminina que eu me dirijo, às que se identificam com um estilo de vida activo e saudável, que engloba o exercício físico regular moderado e uma alimentação equilibrada, sem esperarem obter um desenvolvimento muscular significativo.
Com frequência ouço dizer:
"Trabalho com pesos mas ligeiros e faço muitas repetições porque não quero aumentar os músculos. Só quero tonificar"
Bem, trata-se de uma opinião e como tal tem que ser respeitada. No entanto permitam que vos diga que se querem resultados (e com isto quero dizer moldar o corpo, tirar onde há demais e acrescentar onde há de menos), há um factor que inevitavelmente deverá acompanhar todo e qualquer treino: A intensidade.
Não esperem conseguir grandes resultados de uma rotina de exercício que vos "obrigue" a passar pelas diversas máquinas de musculação com a mesma devoção que utilizariam para lhes limpar o pó acumulado ao fim de uma semana. Pesos "ligeiros" produzem efeitos ligeiros e os músculos precisam de um estímulo de maior envergadura para se obterem os resultados que se esperam deste tipo de trabalho.
Não tenham medo que os músculos não crescem assim tão facilmente. Se assim fosse, os ginásios estavam cheios de RAMBOS, mas não é assim pois não? E já agora, lembrem-se do que já disse em edições anteriores sobre a vossa desvantagem hormonal.
Por outro lado, devem ter bem claro que a alteração da silhueta não passa, exclusivamente, pelo treino de musculação, seja ele de que tipo for. Se não aceitam isto e os "rigores" de um regime alimentar equilibrado, podem dizer adeus aos abdominais e glúteos definidos e tonificados.
Com a mesma frequência ouço dizer (e vejo fazer!...):
"Faço abdominais todos os dias, já se devia ver alguma coisa"
Mas é claro!... Se virarem as costas a um espelho, devem ver uma irritação cutânea de aspecto rosado na zona lombar. Desculpem a frontalidade mas isso é tudo o que irão conseguir depois de passar meia tarde nesse colchão ou banco de abdominais.
Fazer milhares de abdominais não irá representar muito para a vossa secção média, tirando esse contratempo dérmico. Além disso, com a deficiente mecânica com que a maioria (homens e mulheres) trabalham os abdominais, o mais certo é regressarem a casa com uma terrível dor cervical, sinal inequívoco que os abdominais nada fizeram.
Se querem ostentar uma cintura sexy e musculada, preocupem-se mais com esses DONUTS do pequeno-almoço que com a quantidade de abdominais que eventualmente possam fazer...
Outra afirmação frequente é:
"Não quero trabalhar com pesos porque fico parecida a um homem"
Minha senhora, esqueça essas fotos que viu naquela revista. Por muito que se dedique a bater com uma raquete numa bola de ténis, não será nos próximos anos que irá igualar o nível de jogo de uma KORNIKOVA pois não? E isso se algum dia o conseguir! Então por que carga de água acha que ficará com os músculos como os dessa senhora que viu nas fotos? Não pense que é assim tão fácil e simples! Não é pelo facto de mover uns alteres com meia dúzia de "quilitos" que lhe vão saltar músculos por todo o corpo.
O que a maioria das senhoras pode esperar conseguir com um adequado programa de treino com pesos, é uma maior tonificação muscular, acompanhada de uma maior vitalidade e resistência nas tarefas do dia a dia, para mencionar apenas alguns dos benefícios.
Estou certo que nenhuma de vós que leia estas linhas estará interessada em concorrer ao título de Miss Olympia, assim como estou certo de que todas querem (?) construir um corpo com a justa quantidade de músculo, bem torneado e sexy. Mas do que já não estou tão certo é de que estejam a fazer tudo o que deve ser feito (especialmente no que respeita ao treino) para o conseguir.