Unidade de AVC aguarda ampliação

PUB.

Ter, 08/01/2008 - 10:07


A Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros (AMMC) está preocupada com os atrasos na ampliação da Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) do hospital da cidade, uma situação que tem levado à recusa de internamento por falta de espaço.

Recorde-se que só o Hospital de Macedo de Cavaleiros possuiu uma unidade para tratamento de AVC no distrito de Bragança.
Dois anos após o início da discussão, o alargamento ainda não está em curso, apesar de estar previsto no plano de Actividades do Centro Hospitalar do Nordeste, (CHNE) para 2007.
“Há muito que se espera pelo aumento de camas de 8 para 12, pois a incidência dos casos de AVC na região é o dobro da média nacional”, explicou José Madalena, do grupo parlamentar do PSD e membro daquela Comissão de Saúde.
Só a unidade do AVC do Hospital de Macedo de Cavaleiros trata uma média 250 casos por ano, mas sabe-se que, em 2004, houve 600 ocorrências idênticas no distrito.
Atendendo à gravidade da situação, a Comissão pediu informações ao CHNE, através de uma moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal. Ao que foi possível apurar, a ampliação da unidade está já em fase final de projecto, pelo que ainda terão de ser cumpridas algumas formalidades.

Enfermarias de Medicina Interna ou Neurologia não são a melhor opção no tratamento

“Os doentes de AVC necessitam de ser internados numa unidade com acompanhamento de pessoal especializado e não podem ficar internados em Medicina Interna, algures no hospital”, relembra José Madalena.
Jorge Poço, coordenador da unidade de AVC do CHNE admite esta situação. “Não é melhor cenário mas é o disponível”, reconhece o responsável.
O responsável, contudo, garante que a ampliação da unidade vai avançar a médio a prazo. “O aumento do espaço para doze camas será uma realidade, estando perspectivadas outro tipo de intervenções médicas”, explicou o clínico.