135 anos de solidariedade

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 14:47


A atribuição de medalhas aos associados mais antigos foi um dos pontos altos do 135º aniversário da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB).

A instituição decidiu homenagear os sócios com mais de 35 anos, destacando pessoas que se associaram há mais de 50 anos. Neste leque incluem-se Albino Carneiro, associado há 77 anos, bem como João Veloso e Beatriz Anes, sócios há 70 e 56 anos, respectivamente.
A ASMAB foi criada em 1870 para apoiar os artistas de Bragança mais carenciados, tais como carpinteiros e sapateiros, entre outros. Hoje, os objectivos são os mesmos, mas a acção da instituição ultrapassa, há muito, o apoio às pessoas ligadas às artes e ofícios. “Cedo a associação percebeu que era preciso alargar a acção a toda a comunidade”, explicou o presidente da direcção da ASMAB, Alcídio Castanheira.
Uma das principais valências da instituição é o refeitório social, que serve almoços e jantares a cerca de 110 pessoas, entre utentes carenciados e outros associados.
O serviço é apoiado pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, dado que a ASMAB constituiu-se como Instituição Particular de Solidariedade Social.
Além disso, a associação conta com um serviço de amas, com um Centro de Dia e com Centro de Convívio, onde os utentes se encontram para jogar cartas e dominó.

Fados fecham comemorações

Os jogos, aliás, também fizeram parte do programa das comemorações, por via da realização de dois torneios. No jogo da Sueca a dupla vencedora foi constituída por Agostinho Assunção e Isaías Peixoto. O segundo e terceiro lugares foram assegurados pelas equipas Emídio Fernandes/José Fernandes e Francisco Afonso/José Gomes, respectivamente.
No dominó a vitória pertenceu a Manuel Gonçalves, enquanto José Fernandes e José Gomes repetiram os prémios alcançados no torneio de Sueca.
As comemorações contaram, também, com uma missa em homenagem aos associados falecidos, com uma romagem ao cemitério e um jantar convívio que culminou com uma noite de fados e guitarradas protagonizada por Almor Santos.

Instalações melhoradas

A direcção encabeçada por Alcídio Castanheira tomou posse no passado dia 25 de Janeiro e tem apostado na requalificação das instalações da ASMAB. A sala de reuniões da direcção foi melhorada e dotada de uma biblioteca que se encontra em fase de organização. Os serviços administrativos e técnicos, por seu lado, também sofreram algumas melhorias, tendo sido reforçados os meios informáticos. “Para prestar bons serviços é preciso dar boas condições de trabalho, pelo que decidimos começar a dignificar as nossas instalações”, revelou o dirigente.
Numa segunda fase, a direcção pretende apresentar uma candidatura para aproveitar a totalidade do espaço da sede, nomeadamente o rés-do-chão, e alargar as valências da instituição.
Além de Alcídio Castanheira, a nova direcção da ASMAB é composta por Aurélio Sarmento (Secretário), Luís Martins (Tesoureiro) e pelos vogais Orlando Gonçalves e Amílcar Castro.