Adriano Moreira recebe Grã-Cruz da Ordem de Camões

PUB.

Ter, 14/06/2022 - 16:28


O Presidente da República condecorou Adriano Moreira com a Grã-Cruz da Ordem de Camões. A distinção foi entregue no passado dia 7 de Junho, no Palácio de Belém, de acordo com o anúncio feito no site da Presidência da República.

O ex-membro do Conselho de Estado e antigo presidente do CDS-PP completará 100 anos em Setembro. Adriano José Alves Moreira é natural de Grijó, em Macedo de Cavaleiros, e teve um percurso académico e político dividido entre dois regimes, tendo sido ministro do Ultramar no Estado Novo, de 1961 a 1963, e, em democracia, presidiu ao CDS, de 1986 a 1988. Foi ainda deputado pelo partido e vice-presidente da Assembleia da República. Foi também professor universitário, ligado em especial ao actual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), e conta com dezenas de obras publicadas.
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha agraciado Adriano Moreira, em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, tendo na altura evocado “o percurso como político, académico e jurista” do transmontano,
assim como “a sua intervenção no exterior e em Portugal” para justificar aquela distinção.
Como forma de comemorar o centenário do nascimento de Adriano Moreira, no dia 6 de Setembro, a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro vai distinguir 100 personalidades da região, entre eles estão nomes como Justa Nobre, Graça Morais, A.M. Pires Cabral, Pizzi, António Carneiro e Berta Nunes.
A Ordem de Camões é uma ordem honorífica portuguesa, atribuída desde 2021 para “distinguir serviços relevantes prestados à salvaguarda e projecção da língua portuguesa, enquanto eixo agregador das comunidades que se exprimem em português em torno do mundo”.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro