Ter, 06/09/2005 - 14:31
Com o objectivo de alertar os cidadãos para os riscos da actual situação de seca, assim como promover as boas práticas e o uso racional da água nos vários cenários de uso (agricultura, pecuária, doméstico, industrial e municipal) a acção apresenta várias situações do dia-a-dia nas quais se deve fazer um uso mais responsável deste recurso escasso.
A campanha, promovida com o apoio do Grupo Águas de Portugal, das cinco CCDR - Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), do Programa Ambiente e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, representa um investimento efectivo de 600 mil euros e decorrerá até ao início de Setembro.
A campanha “Água. Usando bem, mais gente tem” será difundida através de 172 spots de 30 segundos nos canais de televisão generalistas, 3.264 spots de 30 segundos nas rádios nacionais, regionais e locais e 53 anúncios nos títulos de imprensa nacional de grande tiragem (diários e semanários) e nos principais títulos regionais e locais. A mensagem desta campanha estará ainda divulgada na rede nacional de multibanco e através de outdoors.
Além dos suportes de imprensa, será ainda distribuído, a nível nacional, através das CCDR, um folheto com vários conselhos sobre como poupar água em situações comuns, tais como lavar os dentes, tomar duche, lavar roupa ou regar o jardim.
Foi ainda preparada uma campanha específica sobre a poupança de água durante as férias, através de mensagens em postais (postal free), que serão colocados em todas as caixas de correio e em locais como bares, cafés e cinemas.